Dr. Anthony Fauci recomenda usar duas máscaras para impedir disseminação da Covid-19

O imunologista diz que utilizar duas máscaras pode ser mais eficaz.

de Redação Jornal Ciência 0

Autoridades de saúde dos EUA há muito tempo reforçam e aconselham sobre a necessidade de usar máscara de pano de três camadas, máscara cirúrgica ou N95 para melhor proteção contra o coronavírus.

Máscaras de tecido caseiras devem ter um mínimo de duas camadas para prevenir a dispersão de gotículas virais do nariz e da boca, indica um estudo de caso, em vídeo publicado, no site do jornal acadêmico Thorax.

As gotículas virais são produzidas durante tosse, espirro e fala. As máscaras faciais ajudam a proteger as pessoas saudáveis de inalar gotículas infecciosas e, assim, reduzem a transmissão por parte daquelas que já estão infectadas.

Muitas pessoas estão usando duas máscaras, colocando uma sobre a outra. Para o Dr. Anthony Fauci, imunologista e diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos EUA, esta é uma boa ideia, especialmente para as novas variantes mais transmissíveis do coronavírus, identificadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

“Se você tem uma cobertura física com uma camada, coloque outra camada, faz sentido que seja mais eficaz”, disse Fauci em entrevista ao canal NBC News.

Anna Medaris Miller, do Business Insider, informou que o tipo de máscara que você usa afetará o nível de proteção que oferece. Ela relatou que seria uma boa ideia usar máscaras cirúrgicas ou N95.

Por exemplo, é melhor usar uma máscara de tecido de camada dupla para a camada externa e uma máscara cirúrgica descartável para a camada interna, em vez de usar duas máscaras de tecido de camada única.

É importante salientar que estar usando duas máscaras não significa que você deve diminuir a sua vigilância e os cuidados. Autoridades de saúde em todo o mundo reforçam sobre a necessidade de praticarmos o distanciamento social, lavar as mãos regularmente, evitar aglomerações ou se reunir em ambientes fechados, além de usar o álcool gel.

Fonte(s): Business Insider / Science Alert Imagens: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência