Artista britânico cria perfume a partir de suas próprias fezes

de Merelyn Cerqueira 0

Jammie Nicholas, um artista britânico que atua em Londres, utilizou suas próprias fezes como matéria-prima para a criação de um perfume que ele nomeou como “Surplus” (algo que se traduz como sobras/excedente), de acordo com informações da Oddity Central.

 

Em uma entrevista ao site Viceland.com, o criador disse que teve a ideia após ler o livro “A História da Merda”, de Dominique Laporte, que analisa as implicações teóricas e sociais das fezes e seu papel como matéria-prima para uma série de cosméticos.

 

Ele contou ainda, que no livro a autora sugere que, se os odores agradáveis podem ser usados para cobrir cheiros ruins, o contrário também pode ser feito. Assim, após realizar algumas pesquisas e conversar com uma série de perfumistas e cientistas, Nicholas entendeu que existem moléculas comuns em ambos os cheiros, apenas em concentrações diferentes.

 

Por exemplo, o odor das fezes e das flores brancas, como o zimbro e a flor de laranjeira, são feitos a partir de uma molécula chamada escatol. Ele também descobriu que muitas empresas de cosméticos usam materiais como a civeta, uma substância retirada das secreções anais do gato-almiscarado (ou civeta-africana – Civettictis civetta); e ambergris, uma outra de forma sólida e malcheirosa que imita o conteúdo encontrado no intestino de algumas baleias.

perfume-01_02

Quando questionado sobre o processo de produção do Surplus, o artista disse que tudo ocorreu em seu próprio apartamento, onde trabalhava com as janelas abertas e utilizando proteção no nariz. Foi necessária uma única semana para extrair os “óleos essenciais” dos excrementos. Contudo, levou um certo tempo para que configurasse seu dispositivo de destilação para começar as misturas. 

perfume-01

Ao total, foram produzidos 85 frascos de 60 ml, e, de alguma forma e logo de início, ele conseguiu vender 25 deles em eventos privados para pessoas que afirmam que o cheiro é muito bom. “Eu não quero ser como todos os outros babacas e traduzir algo de Inglês para o francês só para soar glamoroso”, disse Jammie. “Surplus, carrega o mesmo significado em ambas as línguas, mas nega as conotações românticas da língua francesa”.

artista-01

[ Oddity Central ] [ Foto: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência