Você sabe qual a verdadeira diferença entre perfume, colônia, eau de toilette e eau de parfum?

de Merelyn Cerqueira 0

Parfum, eau de parfum, eau de cologne, eau de toilette. Você já deve ter lido isso diversas vezes em lojas de perfumes e ficou extremamente confuso.

No entanto, essas definições não são apenas marketing, elas simplesmente indicam a composição de cada fragrância, que determinará a intensidade da concentração e por quanto tempo ela ficará em sua pele.

As fragrâncias são misturas complexas do que a indústria de cosméticos chama de matérias-primas. Essas matérias podem ser extraídas de fontes naturais ou sintéticas, em forma de óleos que, posteriormente, serão dissolvidos em solventes (normalmente álcool) para preservar uma mistura de aromas agradáveis.

Quanto maior for a concentração desses óleos, maior será a intensidade da fragrância e o tempo que ela durará na pele. Mas então, qual a diferença entre fragrância, perfume, toilette e colônia?

perfumes

A fragrância nesse caso, é um termo genérico e unissex usado para o perfume. As fragrâncias vêm em muitas formas e são chamadas de diferentes nomes, mas que geralmente se enquadram nessas categorias:

1 – Eau Fraiche

Trata-se da versão mais diluída de uma fragrância, geralmente com 1% a 3% de óleos dissolvidos em álcool e água. Geralmente fica na pele por menos de uma hora.

2 – Colônia (eau de cologne)

É o termo mais antigo para perfume, usado na América do Norte para identificar perfumes masculinos. São leves, frescos, frutados e geralmente compostos de 2% a 4% de óleos em álcool e água. Tendem a ser usados por pessoas mais jovens e normalmente duram cerca de duas horas na pele.

3 – Toilette (eau de toilette)

Trata-se de spray com composição de 5% a 15% de essência pura de perfume dissolvida em álcool. Normalmente, pode durar cerca de 3 horas na pele.

4 – Perfume (eau de parfum)

Historicamente não possui um gênero definido, sendo usado para descrever perfumes masculinos e femininos, além de ser o melhor termo para descrever uma fragrância. Sua composição é de 15% a 20% de essência de perfume puro e pode durar cerca de 5 a 8 horas na pele.

5 – Perfume (parfum)

Trata-se da corruptela da frase em latim per fumun (através da fumaça, em português). É a mais cara e mais concentrada de todas as fragrâncias. Ligeiramente mais oleoso, o perfume é composto de 20 a 30% de essência pura. Uma única aplicação pode durar até 24 horas na pele.

Se você está pensando em comprar um novo perfume, saiba que estudos científicos sugerem que cada indivíduo é capaz de possuir uma fragrância que funcione melhor de acordo com o odor natural do corpo. Sendo assim, a dica aqui é não comprar um perfume de acordo com a recomendação de outra pessoa: você precisa testá-lo em seu odor natural, e as lojas de não são os lugares mais recomendados para fazer isso, já que existem muitas outras fragrâncias no ar. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como você pode testar essas fragrâncias:

– Aplique o perfume em cada pulso e parte interna do cotovelo;

– Entre uma fragrância e outra, experimente limpar o seu olfato com algo forte, como grãos de café;

– Evite usar as tiras de papéis fornecidas pela loja, o cheiro que está ali não será o mesmo em sua pele;

– Após testar as fragrâncias no corpo, saia da loja e faça um intervalo de até uma hora para verificar como a fragrância se comporta na pele.

[ Fonte: RealManRealStyle ]

[ Fotos: Reprodução / RealManRealStyle / Wikipédia ]

Jornal Ciência