Síndrome rara: médicos removem 12 kg de fezes de rapaz que estava constipado desde o nascimento

de Merelyn Cerqueira 0

Médicos chineses removeram cerca de 12 quilos de fezes do intestino de um rapaz de 22 anos. Relatórios locais alegam que o paciente, que não foi nomeado, estava constipado desde o nascimento, graças a uma condição intestinal rara.

De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, especialistas suspeitam que ele sofra da Doença de Hirschsprung (DH), também conhecida como Megacólon Agangliônico Congênito, que provoca a acumulação de fezes.

O procedimento foi realizado por uma equipe do Tenth People’s Hospital, em Xangai, na China. Os médicos confirmaram que o intestino do rapaz havia se ampliado 76 centímetros além do normal, portanto, sua barriga estava extremamente inchada. 

O paciente teria contado aos médicos que, embora tivesse usado laxantes para resolver o problema, conseguia apenas breves alívios. Então, quando não conseguiu mais aguentar, resolveu procurar ajuda. 

Testes conduzidos pelo hospital revelaram o acúmulo de anos de fezes dentro de uma porção do cólon

remorver-fezes-3

Segundo Dr. Yin Lu, que atendeu o caso, o procedimento durou cerca de três horas, com a retirada parcial do cólon ampliado. Depois de removê-lo, os médicos costuraram as extremidades para que as fezes não caíssem.

Doença de Hirschsprung

Trata-se de uma condição congênita e rara que afeta um em cada 5.000 bebês. Incomum em adultos, ela atinge muito mais os homens do que mulheres. 

A síndrome está associada a certas condições hereditárias, como a Síndrome de Down e doenças cardíacas congênitas, de acordo com informações da Mayo Clinic.

remorver-fezes-1

Os sintomas são visíveis desde o nascimento, embora por vezes só se tornem óbvios quando a criança cresce. Estes incluem inchaço, constipação persistente, alimentação pobre e ganho de peso. 

Os que desenvolvem formas mais extremas de constipação tendem a precisar de cirurgias de estoma, que consiste em uma abertura cirúrgica que permite a comunicação do órgão com uma bolsa que desviará o fluxo de fezes.

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência