TOP 5 utilidades estranhas das fezes e urina durante o Império Romano

de Merelyn Cerqueira 0

Você consegue listar pelo menos três serventias para suas fezes ou urina? A verdade é que após a descarga, pouco sabemos sobre o que acontece com elas.

 

Os romanos, por outro lado, tinham várias formas de aproveitar seus excrementos e, conforme publicado originalmente pela Revista Galileu, você confere alguns desses usos logo abaixo.

imperio-romano_02
Banheiros da época do Império Romano

1- Higiene bucal

Pouca gente sabe, mas depois de um tempo, a urina é capaz de se decompor em amônia, que por sua vez é um produto com grande potencial de limpeza. Logo, e conforme reportado por diversos autores romanos, como Catullus (Cátulo ou Catulo), as pessoas à época utilizavam urina humana e animal para limpar a boca, como se fosse um enxaguante.

 

2- Agricultura

Por também conter nitrogênio e fósforo, dois compostos extremamente úteis para o cultivo vegetal, a urina, especialmente de pessoas idosas, era usada para o cultivo de romãs. De acordo com Columella, ela deixava a fruta mais saborosa. No Império Romano, o uso dos excrementos humanos na agricultura era tão generalizado que existia uma profissão especialmente para isso. O stercorarii (coletor de fezes) era contratado por agricultores que desejassem aproveitar os excrementos para melhorar a terra. Para isso, eles deveriam primeiramente pagar uma taxa ao governo.

 

De acordo com o historiador romano Suetônio, à época, os cientistas acreditavam que as fezes eram ricas em fósforo, potássio e nitratos, que poderiam beneficiar o solo em pequenas quantidades. Por outro lado, quando em excesso, sabiam que poderia causar danos à saúde.

 

3- Alvejante de togas

A amônia presente na urina também era utilizada para alvejar as togas. O procedimento, completamente manual, era realizado em um lugar chamado fullo, e o primeiro passo era saltar nas togas que ficavam dentro de tanques cheios de urina. Depois, pó e cinzas eram adicionados à mistura, o que contribuía para a dissolução da sujeira, resultando em peças mais brilhantes.

 

4- Tratar animais feridos

De acordo com Columella, os romanos também utilizavam as propriedades curativas da urina para tratar animais feridos. Por exemplo, as ovelhas que sofriam com problemas de estômago bebiam urina, enquanto as que tinham doenças respiratórios recebiam o líquido por meio das vias aéreas. As colmeias doentes também eram tratadas com banhos de urina, bem como animais com gripes aviárias.

 

5- Curtir o couro

As fezes, por outro lado, humanas e caninas, eram usadas para curtir o couro. Após isso, um banho de urina ajudava a remover os pelos e as bactérias presentes no excremento.

[ Galileu ] [ Fotos: Reprodução / Flickr / Wikimedia ]

Jornal Ciência