Urinar é uma necessidade básica de todos os seres humanos. Mas, de tão comum e corriqueiro, poucas vezes paramos para pensar como esse mecanismo funciona. Veja 9 fatos interessantes sobre urinar que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre esse processo.

urina_03

9 – Recomenda-se urinar cerca de 7 vezes por dia

Médicos recomendam que devemos urinar em média 7 vezes ao dia, mesmo se não for ingerida uma quantidade considerável de líquido. Se não conseguir atingir essa média, provavelmente você está retendo líquido no corpo.

8 – Repare no odor de sua urina

Mesmo relacionado com o que você ingere, se o cheiro de sua urina estiver forte ou adocicado, é melhor procurar um médico, pois urina com cheiro diferente do normal pode indicar alguma doença.

7 – Em média, urinamos por 7 segundos

Levamos cerca de sete segundos para urinar, e se você demora mais tempo, pode significar uma retenção de urina na bexiga.

6 – A bexiga tem capacidade máxima

urina_02

A quantidade máxima de líquido na bexiga é de cerca de 300 a 500 mililitros. Caso você exceda esse limite, pode fazer xixi nas calças ou ter problemas mais graves.

5 – Parurese: o medo de urinar em público

Muitas pessoas sofrem de parurese, que é o medo de urinar em público. Em alguns casos mais extremos, a pessoa só consegue urinar em casa, o que pode ser um tanto quanto prejudicial.

4 – A urina fica mais fraca à medida que você envelhece

Os músculos e órgãos ficam mais fragilizados à medida que a pessoa envelhece, fazendo com que o jato de urina se torne mais fraco.

3 – Algumas pessoas possuem o hábito de beber a própria urina

urina_01

Conhecido como “urinoterapia”, o habito de beber a própria urina é considerado fazer bem para o organismo e até mesmo ser a “fonte da juventude”. Na verdade, a urina é uma secreção do corpo e contém muitas bactérias da bexiga.

2 – O cheiro da piscina pode ser revelador

Algumas piscinas possuem cheiro muito forte, que nada mais é do que o resultado da mistura do cloro da piscina com urina. Outro fato curioso é que ficar com o olho vermelho depois de sair da piscina pode ser devido à água conter urina.

1 – Urinar em pé não é comum em algumas culturas

Urinar sentado, mesmo sendo homem, é um hábito predominante no Leste da Ásia, e também em outras regiões. Nessa posição, a bexiga se esvazia por completo.

[ Lifebuzz ] [ Fotos: Reprodução / Lifebuzz / Pixabay / Wikimedia ]

Jornal Ciência