Você fez cocô de forma errada a vida toda; fisioterapeuta do assoalho pélvico explica o que fazer

Nossos hábitos modernos de uso do banheiro ao fazer cocô prejudicam o adequado esvaziamento dos intestinos, segundo a especialista

de Redação Jornal Ciência 0

Georgia Reupert-Allen é fisioterapeuta especialista no assoalho pélvico e na saúde da mulher. Faz bastante sucesso com suas publicações e vídeos nas redes sociais.

Recentemente, Georgia decidiu explicar aos seguidores que a forma como usamos o banheiro para defecar é equivocada, impedindo que o corpo se livre de todo o cocô armazenado.

A especialista explica que deveríamos agachar (ficar de cócoras) e não se sentar da forma habitual que fazemos. Mas, como isso é difícil e poucas pessoas têm vaso sanitário de solo, ela deu algumas dicas.

Em seu vídeo, Georgia conta que devemos colocar os pés em uma pequena caixa na frente do vaso, para elevarmos as pernas enquanto estamos sentados.

“Isso ajuda a relaxar a barriga e alongar o assoalho pélvico”, disse. A técnica permite evitar “dobras” no reto que podem causar bloqueios na hora da saída.

Ela ainda aconselha que se faça círculos pélvicos, ou seja, mover os quadris em círculos amplos — sentido horário e anti-horário para ajudar no processo.

Caso você perceba que “ainda não terminou”, mas não sente que a vontade em fazer está vindo, a técnica de ficar em pé e sentar-se novamente pode ajudar a criar este “desejo”. Isso porque o simples fato de levantar e sentar estimula a movimentação das fezes, de acordo com a fisioterapeuta.

Esta é a posição, à direita, que devemos manter as pernas durante a evacuação.

Georgia é enfática ao explicar que não devemos segurar a sensação em querer fazer cocô. “Sempre responda ao primeiro desejo de ir ao banheiro”, disse.

O que é normal? Quando é preocupante?

Quando o assunto é a saúde intestinal envolvendo a defecação como fator de saúde, muitas variáveis são consideradas antes de falarmos em doenças gastrointestinais.

Em geral, é normal que uma pessoa evacue até 3 vezes por dia ou somente 3 vezes por semana. Isso está diretamente relacionado com a idade, dieta, atividades físicas e nível de hidratação.

Segundo o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, é importante ficar atendo ao que é “normal para você” e observar quando mudanças nos hábitos ligam o sinal vermelho para o câncer de intestino.

Os principais sintomas que devemos observar incluem: sangramento nas fezes, mudanças nos hábitos e frequências de idas ao banheiro, dor ou caroço na barriga, muito cansaço e perda de peso sem motivo aparente.  

Fonte(s): The Sun UK Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais Foto(s): Reprodução / StrideSeattle

Jornal Ciência