Brinquedo sexual de madeira do século 2 pode ser o mais antigo já encontrado do Império Romano

O artefato tem 16 centímetros e pode ser o mais antigo falo de madeira do Império Romano encontrado até o momento

de Redação Jornal Ciência 0

Cientistas encontraram o falo na famosa Muralha de Adriano, localizado no Reino Unido. Especialistas acreditam ser um brinquedo erótico do século 2.

O artefato sexual de madeira foi encontrado em uma vala do Forte de Vindolanda — usado pelos antigos romanos entre a fronteira da Inglaterra e Escócia.

No mesmo sítio arqueológico, localizado na cidade de Hexham, condado de Northumberland, Inglaterra, foram encontrados outros objetos, como dezenas de sapatos, acessórios e ferramentas diversas, de acordo com informações da BBC.

Inicialmente, alguns pesquisadores acreditaram ser apenas um objeto para atrair boa sorte. Também foi considerada a possibilidade de ser um “pilão” para moer especiarias, alimentos crus ou outros tipos de preparos.  

Mas, professores de arqueologia analisaram o artefato e discordam das opiniões dadas anteriormente. Um dos quesitos apontados são as duas extremidades lisas, indicando que o objeto teria sido usado, por longo tempo, de modo repetido.

“Sabemos que os antigos romanos e gregos usavam instrumentos sexuais — este objeto de Vindolanda pode ser um exemplo disso”, disse à BBC o professor de arqueologia Rob Collins, da Universidade de Newcastle.

Na cultura do antigo Império Romano, esculturas de falos (pênis) eram consideradas amuletos de boa sorte e proteção.

Falos pequenos, esculpidos em ossos, metais, cerâmicas e diversos outros materiais eram usados como pingentes em joias, para proteção pessoal.

Outros arqueólogos acreditam que exista uma pequena possibilidade de ter sido um tipo de pilão, usado para moer ingredientes naturais usados como medicamentos, poções “mágicas” e até cosméticos.

Apesar das controvérsias, a aposta mais provável dos especialistas é, de fato, um brinquedo erótico, já que estes objetos eram comuns e muito usados na antiga cultura romana.

A pesquisa foi publicada na revista científica Antiquity.

Fonte(s): BBC / Antiquity Imagem de Capa: Reprodução / The Vindolanda Trust

Jornal Ciência