Após Inglaterra recusar tratamento, bebê britânico vai até os EUA para operar o olho

de Merelyn Cerqueira 0

Oliver Francis, um bebê de sete meses, de Staffordshire, Inglaterra, nasceu nove semanas prematuro e acabou desenvolvendo uma forma de hemangioma capilar.

 

O crescimento, considerado benigno e causado por vasos sanguíneos superdesenvolvidos, logo acabou tomando todo o seu olho direito. Tendo em mente que uma operação era necessária, os pais chegaram a pedir aos médicos da NHS – sistema de saúde público do Reino Unido – que operassem a criança, mas eles recusaram. A família acabou encontrando uma instituição de caridade nos EUA disposta a financiar a cirurgia, que foi realizada dois dias após a chegada na família em Nova York, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

bebe-britanico_02

Oliver nasceu prematuro em junho passado no Burton’s Queen’s Hospital, e logo foi colocado em suporte respiratório por cerca de cinco semanas. Ali, ele rapidamente desenvolveu uma marca em seu olho direito, mas família, a princípio não viu motivos para preocupações. No entanto, com o passar do tempo, ela foi ficando cada vez maior, ao passo que, com cinco semanas, já estava do tamanho de uma ervilha.

 

Quando atingiu nove semanas, o bebê foi encaminhado para um hospital infantil em Birmingham, onde foi medicado com doses de 0,1 miligrama de propranolol, um fármaco comumente utilizado para tratar pressão arterial elevada, frequência cardíaca irregular e hemangiomas capilares.

 

No entanto, no caso de Oliver, o medicamento não funcionou como o esperado, e começou a causar deformidades no olho e sangramentos no nariz. Quando os médicos resolveram aumentar a dose da droga, o que não ajudou, os pais começaram a procurar por tratamentos alternativos na internet.

 

Eles logo se depararam como uma instituição de caridade de Nova York chamada Little Baby Face, que se mostrou disposta a financiar a operação. Os médicos norte-americanos disseram que se não tivéssemos operado quanto antes, ele poderia ter perdido a visão”, disse a mãe, Tasha Francis, de 25 anos. “A instituição [Little Baby Face] foi absolutamente brilhante. Não posso agradecê-la o suficiente”.

 

De acordo com os pais, Oliver voou para os EUA no dia 15 de outubro, indo direto para o hospital onde realizariam uma reunião com os médicos. Então, dois dias depois, eles removeram o hemangioma. Eu sabia que se não fizesse nada, ele ia perder a visão”, disse a mãe. “Ele estava sofrendo com os efeitos colaterais da droga e estava constantemente chorando porque sentia dor”.

bebe-britanico_03

Então, vi um vídeo no Facebook que mostrava uma criança do Reino Unido com um hemangioma em seu rosto e a fundação [Little Baby Face] conseguiu ajudá-la”, revelou. “Isso me deu esperanças”.

 

Em entrevista o Daily Mail, um porta-voz do Birmingham Children’s Hospital, que havia negado a operação, disse que “em alguns casos a cirurgia pode ser necessária, mas devido aos riscos associados à perda de visão e possíveis cicatrizes faciais, o procedimento, juntamente com outras opções de tratamento, geralmente são consideradas somente se métodos não invasivos forem provados ineficazes”.

 

O que são hemangiomas capilares?

Trata-se de um tumor benigno constituído por um crescimento excessivo de pequenos vasos sanguíneos. Não costumam estar presentes no nascimento, aparecendo somente nos primeiros meses de vida. Quando crescem nas pálpebras, podem afetar a visão, uma vez que bloqueiam completamente os olhos.

 

A maioria dos casos não requer tratamento, mas em outros é necessária a administração de propranolol para ajudar a reduzir o tamanho do tumor. As cirurgias, por outro lado, geralmente são consideradas apenas para nódulos menores, localizados sob a superfície da pele.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência