1 a cada 8 adultos norte-americanos fuma maconha, segundo pesquisa

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com dados levantados pela Gallup, uma empresa de consultoria estratégica e análises globais, cerca de 13% dos adultos nos EUA fumam maconha.

Isso significa que os números praticamente dobraram desde 2013, quando foi relatado um total de 7%, segundo informações da Live Science. A porcentagem dos adultos que disseram nunca ter experimentado maconha também aumentou desde 2013. Em 2016, 43% dos norte-americanos disseram ter utilizado a droga pela primeira vez – um número que em 2013 estava em 38%.

Atualmente, o uso recreativo da maconha é legalizado em apenas quatros dos 50 estados do país (Colorado, Washington, Alasca e Oregon) e no Distrito de Columbia. Além disso, metade dos estados nos EUA possui alguma versão da lei que permite o uso de maconha medicinal, de acordo com a Gallup. A idade e religiosidade das pessoas desempenharam papéis fundamentais em relação ao fato de já terem ou não experimentado a droga. Aproximadamente um em cada cinco adultos com menos de 30 anos de idade disse que atualmente usam maconha, de acordo com a sondagem feita pela empresa. Em grupos etários mais velhos, os pesquisadores descobriam que nada menos do que 1 a cada 10 pessoas também afirmou consumi-la.

Quase metade dos adultos com idades entre 30 e 64 tinham consumido a droga pelo menos uma vez na vida, enquanto que apenas 38% das pessoas entre 18 e 29 anos tinham experimentado. É mais provável que os grupos mais velhos possam ter provado a droga simplesmente porque estavam mais avançados em idade, ou porque a atitude em relação a ela mudou ao longo do tempo, segundo os pesquisadores.

Os norte-americanos que disseram frequentar semanalmente igrejas eram muito menos propensos a fumar maconha do que aqueles que responderam “raramente” ou “nunca” para esse tipo de pergunta. Apenas 2% desses fiéis disseram fumar, em comparação com os 14% que não vão à igreja. Os números em relação às regiões do país também foram divergentes. No oeste dos EUA, as pessoas eram mais propensas a utilizar a droga quando comparadas às do Leste, Centro-Oeste e Sul, sendo mais evidentes em São Francisco e Denver.

Os resultados são baseados em entrevistas realizadas por telefone com mais de 1.000 adultos de todos os 50 estados e no Distrito de Columbia, entre os dias 13 e 17 de julho de 2016.

[ FonteLive Science ]

[ Foto: Reprodução / Jornal Ciência ] 

Jornal Ciência