Pílulas à base de fezes prometem ser a solução definitiva contra a obesidade

de Merelyn Cerqueira 0

Cientistas sugeriram que mudanças na composição do microbioma digestivo (bactérias que vivem dentro do nosso sistema digestivo) estão associadas à obesidade.

Algumas dessas bactérias são responsáveis por estimular o corpo a armazenar mais gordura. Dessa forma, eles inventaram uma forma ‘simples’ de ajudar a combater a obesidade, e envolve uma medicação feita à base de fezes.

O estudo já foi testado em roedores e até o final do ano será feito um ensaio em seres humanos. Serão oferecidas a 20 pacientes obesos, cápsulas de fezes liofilizadas (desidratadas) para ajudar a combater o sobrepeso.

A professora e pesquisadora clínica no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, Elaine Yu, é quem está conduzindo a pesquisa. Segundo ela, amostras de fezes de doadores saudáveis irão passar pelo processo de desidratação e serão colocadas cerca um ou dois gramas em cada cápsula.

Por seis semanas os pacientes serão tratados com as pílulas de fezes e terão seu peso e saúde monitorados pelos pesquisadores por cerca de três, seis e doze meses. Durante este tempo, os doadores também deverão manter os seus hábitos alimentares e de saúde normais.

A medicação a base de conteúdo fecal é usada, atualmente, em tratamentos para a infecção pela bactéria Clostridium difficile. Com ela, o equilíbrio adequado de bactérias no intestino é restaurado, de modo que o organismo do paciente possa combater a infecção.

Contudo, agora os cientistas acreditam que esse medicamente também pode ser capaz de equilibrar o sistema digestivos de indivíduos obesos.

Fonte:Metro Foto: Reprodução / Jepoirrier / Flickr

Jornal Ciência