Homem mais pesado do mundo com cerca de meia tonelada vai passar por cirurgia bariátrica

de Gustavo Teixera 0

O homem mais pesado do mundo – que passou seis anos confinado a uma cama – finalmente sai de casa para realizar uma cirurgia bariátrica, a cirurgia de redução de estômago.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Juan Pedro Franco, de 32 anos, que já pesou 595 quilos, está seguindo uma dieta há três meses para se preparar para a operação de redução de estômago. Ele é de Aguascalientes no México, e é quase tão obeso quanto o mexicano Manuel Uribe – que já foi considerado o homem mais gordo do mundo antes de morrer em 2014. Franco tem que perder cerca de 174 quilos em uma clínica especial para se tornar um candidato adequado para a operação. Ele perdeu quase 30% do seu peso inicial, então ele está pronto para se submeter à cirurgia bariátrica“, disse Dr. Jose Antonio Castaneda Cruz.

Franco primeiro fez exames no hospital, quando foi admitido depois de fazer a viagem em uma van especialmente adaptada para a cidade de Guadalajara, em Jalisco, no México. Usando equipamentos especiais e uma ambulância especial, ele foi removido de sua casa e levado para o hospital, segundo a agência de notícias Xinhua. Na época, Castaneda disse que a obesidade de Sr. Franco e condições relacionadas, incluindo diabetes, tornariam a operação impossível. Franco entrou em contato com a clínica depois de encontrar um de seus anúncios on-line.

Apesar de sua perda de peso, não pode ser garantido que complicações não surgirão. O médico de Franco está otimista, dizendo que estavam “no caminho certo”. A cirurgia bariátrica visa reduzir seu peso atual em 50%, depois, uma segunda operação será necessária, disse Castaneda. Franco observou que havia outras pessoas presas em suas casas como ele. “Algumas faleceram talvez por tristeza, ou porque não se atrevem a pedir ajuda“, disse ele.

Ele disse para aqueles que sofrem de obesidade “para levantar a voz e pedir ajuda, pois é possível“. Franco disse que quer perder peso para poder dançar novamente. Ele disse: “Estou ansioso para sair novamente, dirigir de novo, cantando. Isso é o que eu gosto de fazer. Se Deus quiser, eu vou ser capaz de fazer todas essas coisas no futuro.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência