Coronavírus pode causar “dor nos testículos” e problemas de fertilidade, alertam médicos dos EUA

Incidente ocorre enquanto os cientistas temem que a Covid-19 possa ser transmitida através do sexo

de Redação Jornal Ciência 0

Embora perda de paladar ou olfato, febre e tosse seca tenham sido amplamente relatados como sintomas típicos do coronavírus, médicos dos EUA alertam que ele pode causar problemas de fertilidade para os homens, além de inchaço e dor nos testículos.

O alerta veio depois que um paciente de 37 anos foi levado ao hospital para tratamento de emergência após apresentar inchaço e desconforto em um dos testículos. Ele já apresentava sinais de coronavírus há uma semana.

O caso foi divulgado no periódico científico American Journal of Emergency Medicine.

Durante o exame, os médicos do Consórcio de Educação em Saúde, de San Antonio, no Texas, afirmaram que o coronavírus também danificou os espermatócitos dos pacientes – um estágio de produção de células que dará origem aos espermatozoides.

Os médicos alertaram que os danos causados ​​pela Covid-19 poderiam ter “um impacto futuro na fertilidade masculina”.

O jornal Daily Mail relata que o caso do paciente de 37 anos pode ser a primeira evidência ligando diretamente a doença à dor testicular, depois que outros pacientes também reclamaram do mesmo sintoma.

No entanto, ainda não houve pesquisas sobre esta conexão e os cientistas aguardam que pesquisadores de todo o mundo tenham interesse em estudar este novo sintoma que pode estar relacionado ao coronavírus.

Os médicos que trataram o paciente norte-americano acreditam que o vírus entrou no corpo usando células que estão presentes nos testículos – alimentando a especulação de que o coronavírus poderia ser transmitido através do sexo.

O paciente passou uma noite no hospital, onde foram prescritos analgésicos e uma semana de antibióticos, porém a pesquisa não revelou se isso ajudou na sua recuperação do órgão.

Cientistas na China analisaram o sêmen de 38 homens com teste positivo para Covid-19. Alguns dos pacientes ainda possuíam a infecção ativa e outros já estavam curados do vírus.

Um em cada seis foi registrado com traços de coronavírus em seu sêmen – incluindo alguns que já estavam curados

O estudo não conseguiu afirmar que a Covid-19 pode ser transmitida por via sexual e apenas levantou a possibilidade – aguardando que mais pesquisas possam surgir.

Ainda não é possível afirmar oficialmente que o coronavírus seja transmitido por via sexual, mas os médicos norte-americanos acreditam que isso não signifique que homens não possam ter a saúde dos testículos prejudicada pelo vírus.

Leia mais:

Sintomas simples podem indicar Covid-19, como manchas vermelhas em mãos e pés, dizem médicos

Fonte: Daily Star Fotos: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência