NASA criou departamento de defesa planetária para combater ameaça de asteroides!

de Rafael Fernandes 0

Um asteroide, ou cometa de médio a grande porte, teria efeitos catastróficos em todo o mundo: sabemos que foi um cometa que provocou a extinção dos dinossauros.

A cada ano, cerca de 1.500 objetos próximos à Terra (NEOs) são identificados, e mais de 13.500 foram descobertos desde as pesquisas financiadas pela NASA que começaram em 1998.

O novo programa da agência, o Planetary Defense Coordination Office (PDCO), vai enfrentar a ameaça de asteroides e cometas que passam perto da órbita da Terra e causam ameaça ao planeta. O programa irá liderar uma busca permanente e trabalhar com agências de ajuda humanitária para desenvolver planos de resposta de emergência.

“A criação formal do Gabinete Coordenador de Defesa Planetária torna evidente que a agência está empenhada em realizar um papel de liderança nos esforços nacionais e internacionais. E está empenhada na detecção destes perigos naturais e no planejamento se houver necessidade de defesa planetária”, disse Lindley Johnson, antigo executivo do programa.

A NASA já identificou mais de 90% de corpos celestes maiores do que 1km com destino próximo à atmosfera terrestre, e vem desenvolvendo métodos para desviar ou redirecionar objetos perigosos que estejam no caminho para atingir a Terra.

“A detecção de asteroides com o acompanhamento e defesa do nosso planeta é algo que nós, da NASA, nossos parceiros e a comunidade global levamos muito a sério”, disse John Grunsfeld, administrador associado para a Ciência, Missão e Direção da NASA em Washington. “Embora não existam ameaças de impacto conhecidas neste momento, a super bola de fogo em 2013 (Chelyabinsk) e o recente “Halloween Asteroid” nos lembram de porque precisamos permanecer vigilantes e manter nossos olhos para o céu.”, completou.

O PDCO vai expandir a parceria existente com a Agência Federal de Gestão de Emergência (FEMA) e com Departamento de Defesa, além de outras e agências internacionais. A NASA está trabalhando juntamente com a Agência Espacial Europeia no intuito de desenvolver métodos para desviar ou redirecionar objetos perigosos que tomam rumo certo para atingir a Terra.

[ Daily Mail / Super Interessante ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência