Consumo de dois energéticos por dia pode desencadear problemas cardíacos graves, segundo pesquisa

de Bruno Rizzato 0

Beber mais do que duas bebidas energéticas por dia pode desencadear problemas cardíacos graves, segundo o relato de especialistas. Dados de um estudo, publicados no International Journal of Cardiology, revelaram que 70% dos pacientes entre 13 e 40 anos internados em um serviço de emergência no sul da Austrália que apresentaram queixa de palpitações cardíacas, haviam consumido bebidas energéticas, descobriram os cientistas.

Suas descobertas identificaram uma ligação direta entre o consumo de bebida energética e internações por doenças cardíacas. Segundo o coautor do estudo, Dr. Scott Willoughby, da Universidade de Adelaide, 36% dos pacientes do grupo tinham consumido pelo menos uma bebida energética nas 24 horas anteriores à entrada no hospital. Enquanto que 70% deles tinham consumido algum tipo de bebida energética durante toda sua vida. Destes pacientes, 8 haviam consumido mais de cinco doses, e um chegou a consumir 12 bebidas energéticas junto com álcool.

“Pacientes que eram grandes consumidores de bebidas energéticas apresentavam uma frequência significativamente maior de palpitações cardíacas em relação aos que consumiam menos de uma por dia”, relatou Willoughby. Segundo o especialista, ritmo cardíaco acelerado e palpitações cardíacas foram observados em consumidores de bebidas energéticas que eram saudáveis ​​e não tinham fatores de risco para doenças do coração.

De acordo com o Dr. Ian Musgrave, que também participou do estudo, existe uma crescente preocupação sobre o consumo de bebidas energéticas, pois vários estudos mostram que elas podem causar muitos danos à saúde. “As bebidas energéticas tornaram-se muito populares nos últimos 15 anos, sendo amplamente consumidos por pessoas que desejam reduzir a fadiga, aumentar a resistência, e melhorar a concentração e desempenho”, disse ele.

Segundo Musgrave, com o alto consumo dessas bebidas, há uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde e pesquisadores. “O principal estimulante nessas bebidas é a cafeína, que é geralmente segura quando consumida nos níveis recomendados. No entanto, algumas pessoas parecem ser mais sensíveis aos efeitos da substância, e a combinação de ingredientes em energéticos pode representar uma ameaça maior àqueles que consomem grandes quantidades”, explicou.

O especialista explicou que diferentes marcas de bebidas energéticas contêm ingredientes diferentes, porém, a maioria combina altos níveis de cafeína com grandes quantidades de açúcar, assim como vitaminas e extratos de ervas. “Quando vitaminas e extratos de ervas são combinados, podem resultar em algo tóxico. Além disso, as bebidas são ainda mais prejudiciais quando consumidas com álcool. Qualquer um que sofrer mal-estar após o consumo de bebidas energéticas deve procurar aconselhamento médico”, concluiu Musgrave.

Porém, os pesquisadores dizem que não está totalmente claro quais ingredientes das bebidas podem causar reações cardíacas adversas, e mais pesquisas sobre estes problemas são urgentemente necessárias.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ] 

Jornal Ciência