Cemitérios verticais prontos para implementação podem ser a solução para grandes cidades

de Rafael Fernandes 0

Morrer pode ser algo muito dispendioso: funeral, caixão, flores, urnas e o jazigo.

Com o contínuo crescimento da população mundial, é necessário encontrar espaço para enterrar os entes queridos, fazendo com que os túmulos, jazigos e mausoléus tenham um valor cada vez mais caro.

Em Manhattan, seu único cemitério ativo vende o último par de túmulos a 350 mil dólares cada.

cemiterio-vertical-01

Uma solução boa para esta situação alarmante pode ter sido encontrada na invenção arquitetônica de Fredrik Thornström e Karolina Pajewska, estudantes de mestrado na Escola de Arquitetura da Universidade de Lund, na Suécia, o que mostra que pode parecer: um ossário/columbário construído como um edifício, na vertical.

A ideia é significante, se levarmos em conta o conceito lógico utilizado: da mesma maneira que municípios são erguidos na vertical para abrigar a população da metrópole, os cemitérios também deveriam fazê-lo para abrigar a população da necrópole.

cemiterio-vertical-03

O design da planta é simples, prático e bonito. A construção é circular, com urnas postas sobre prateleiras nas próprias paredes, subindo em espiral, junto a silos vazios e pequenas cachoeiras. Cada urna possui uma passagem de acesso.

cemiterio-vertical-02

Há quem diga que essa estrutura seria melhor que a tradicional, pois seria uma maneira de ser enterrado mais perto do céu do que do inferno. Você compraria um jazigo desses?

Fonte: Mental Floss Foto: Divulgação

Jornal Ciência