Você está sendo enganado? Ninguém realmente sabe se cápsulas de óleo de peixe fazem bem para a saúde!

de Rafael Fernandes 0

Para quem não sabe, o mercado de suplementos de óleo de peixe movimenta 1,2 bilhão de dólares por ano.

Os efeitos colaterais de tomar óleo de peixe incluem desde hemorragias nasais à diarreia. Mas, passaram anos lhe dizendo que o ômega 3 é precioso por reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. Muitos rótulos também podem dizer que as pílulas aumentam a sua função cerebral e previnem o declínio cognitivo. O único problema é o número crescente de estudos que aponta falta de veracidade nestas alegações.

Na verdade, seu corpo precisa de ômega 3 para ajudar com os hormônios necessários para várias funções cardiovasculares, entre outras coisas importantes. Seu corpo não vai produzir ômega 3 do nada, então você precisa comer alimentos ricos em ácidos graxos poli-insaturados, como peixes e nozes. Há pouco debate sobre os benefícios para a saúde ao comermos frutos do mar e nozes, porém, suplementos não são alimentos e, como tal, seu corpo lida com eles de forma diferente. Até o Instituto Nacional de Saúde, dos EUA, diz: “Os benefícios para a saúde dos suplementos de ômega 3 não são claros.”

Houve muita pesquisa a respeito disso. O mais recente estudo saiu no Journal of American Medical Association e descreve os efeitos cognitivos de suplementos de óleo de peixe.

Ao longo de cinco anos, os pesquisadores monitoraram a função cognitiva de 4.000 pessoas. A um terço deles foi dado um suplemento de ômega 3. Para outro terço, foi dado um suplemento cheio de nutrientes encontrados em vegetais folhosos, e à última parte foi dado um placebo. Os resultados foram abaixo do esperado.

“Ao contrário da crença popular, não vimos qualquer benefício dos suplementos de ômega 3 sobre o declínio cognitivo”, disse Emily Chew, que conduziu o estudo. Isto, apesar do fato de que alguns outros estudos e da publicidade argumentarem o contrário. Emily também fez uma distinção entre os suplementos e os alimentos reais: “vimos dados recomendando que comer alimentos com ômega 3 pode ter um benefício para os olhos, cérebro e saúde do coração”, disse ela.

pilulas-de-oleo-de-peixe

Isto não é um achado isolado. Enquanto comer ômega 3 mostre alguns benefícios, há agora uma massa crítica de estudos que refuta as indicações de que os suplementos de óleo de peixe são bons para a saúde do coração e cérebro. “De 2005 a 2012, mais de vinte estudos rigorosos sobre o óleo de peixe foram publicados em revistas médicas, a maioria analisou se o óleo de peixe pode prevenir eventos cardiovasculares em populações de alto risco”, escreveu Anahad O’Connor para o The New York Times este ano. “Todos os estudos exceto dois descobriram que, comparados com placebo, o óleo de peixe não mostrou nenhum benefício.”

Até mesmo o antigo chefe da American Heart Association acha que a poderosa organização deve ajustar as suas recomendações. “Seria um bom momento para uma atualização”, disse Robert Eckel ao The Washington Post. “Quase todos os estudos de suplementos de óleo de peixe não mostraram benefício algum. Eu realmente acredito que nada foi provado.”

Os americanos têm dificuldade em esquecer os supostos perigos ou benefícios de sua dieta depois de tanta publicidade e marketing indevidos brutalmente infiltrados no psicológico. Os efeitos positivos de suplementos de óleo de peixe podem ser atribuídos à pesquisa de dois cientistas dinamarqueses na década de 70. Com base em dados limitados, o Dr. Hans Olaf Bang e Dr. Jorn Dyerberg correlacionaram a dieta dos esquimós – rica em peixe – aos baixos índices de doenças cardíacas, mas alguns agora imaginam que o estudo foi falho. Enquanto isso, mais estudos têm mostrado que comer peixe é mais saudável do que tomar suplementos de óleo de peixe.

Independentemente do que aprendemos no século passado, a pesquisa atual parece bastante conclusiva. Os suplementos de óleo de peixe são, basicamente, muito caros pelo que fazem.

Isso tudo é um longo caminho para dizer que se você quiser colher os benefícios de uma dieta equilibrada, deve comer melhor! Pare de tomar suplementos de óleo de peixe. Guarde o seu dinheiro e compre um bom filé de pescado. Este é, definitivamente, um hábito saudável.

[ Gizmodo ] [ Foto: Reprodução / Publicdomainpictures / Pixabay ]

Jornal Ciência