Fotógrafo registra imagem impressionante de peixe preso dentro de água-viva

de Merelyn Cerqueira 0

Um fotografo australiano, chamado Tim Samuel, impressionou usuários do Reddit ao publicar um registro fotográfico feito na costa de Byron Bay, na Austrália. A imagem rara foi feita durante um mergulho que fazia com a cineasta Franny Plumridge, e mostrava um peixe vivo, preso dentro do corpo de uma água-viva.

A imagem, obviamente, virou hit na internet e o mais curioso, no entanto, era que o peixe parecia estar no controle da água-viva, impulsionando seus movimentos, segundo Samuel. Trata-se da primeira vez em que um comportamento desses é retratado por câmeras nessa região, segundo especialistas. “Eu sabia que tinha encontrado algo muito especial, mas não sabia que ninguém havia registrado algo parecido antes”, disse ele em entrevista ao Mashable Australia.

Segundo o biólogo marinho Ian Tibbets, do Centro de Ciência Marinha da Universidade de Queensland, em entrevista a Australian Geographic, a água-viva em questão parece ser uma espécie de cubozoária, que recebe esse nome devido ao aspecto visual de sifões semelhante a um cubo.

Já o peixe, segundo Tibbets, parece ser uma espécie jovem de xaréu. Apesar das aparências, ele pode ter entrado ali intencionalmente, e não por acidente. Isso porque, essa espécie é conhecida por procurar abrigos entre os ferrões das águas-vivas, para se protegerem de predadores. Embora, geralmente, não acabem dentro delas.

É difícil dizer se um desastre acabou acontecendo ou se o peixe está feliz por estar ali“, disse Tibbetts. “Meu palpite é que ele está bem feliz com a proteção que conseguiu”, completou.

Conforme relatado pela Science Alert, a boa notícia é que o peixe é muito grande para que a água-viva o coma com facilidade. A maioria delas preferem organismos menos, como plânctons, camarões ou ovas de peixes. A má notícia, no entanto, é que o peixe pode interromper a alimentação dela. Ou ainda, talvez essa conduta simbiótica, ainda a ser descoberta, possa beneficiar ambas as espécies. Contudo, pesquisadores precisarão investigar um pouco mais a fundo o que realmente causou esse comportamento.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Tim Samuel / Instagram ]

Jornal Ciência