Você já viu? Peixe tem a carne totalmente azul

de Merelyn Cerqueira 0

Vermelho, branco ou laranja, as carnes de peixe podem atingir algumas opções do espectro de cores.

Porém, o que você provavelmente não sabe é que elas também existem em tonalidade azul. Endêmico no Alaska, esta espécie de peixe chamada lingcod (Ophiodon elongatus) é nativa da costa oeste da América do Norte e muito popular entre os pescadores. Considerado raro, apenas alguns peixes da espécie possuem a carne em tal tonalidade. Mas, o que há por trás dessa variação bizarra?

peixe-de-carne-azul_1

De acordo com Bruce Collette, um zoólogo do Serviço Nacional de Pesca Marinha, dos EUA, uma série de elementos pode resultar na variação de cores, que vão desde a genética até pigmentos biliares.

peixe-de-carne-azul_2

No caso do lingcod azul, embora ele normalmente seja encontrado na tonalidade convencional, branca, alguns membros da espécie parecem que simplesmente foram marinados pela luz da Lua enquanto estavam no fundo do mar.

peixe-de-carne-azul_3

Segundo Tom Worthington, coproprietário do Monterey Fish Market em San Francisco, isso pode ocorrer em razão de um pigmento biliar chamado biliverdina. Mas, como o pigmento chega aos tecidos ou por que somente alguns peixes ficam azuis ainda são perguntas sem respostas.

peixe-de-carne-azul_4

Worthington afirmou que não existe diferença de sabor entre os lingcods azuis e brancos e que a tonalidade azulada desaparece completamente durante o cozimento. Logo, os pescadores consideram sorte encontrá-los apenas pelo apelo estético que possuem. Por esse motivo, os azuis sempre acabam sendo vendidos mais rápido do que os brancos.

[ Wide Open Spaces / NPR ] [ Fotos: Reprodução / Wide Open Spaces ]

Jornal Ciência