Veja como fazer um desenho se mover utilizando apenas água

de Merelyn Cerqueira 0

Em um vídeo publicado recentemente na internet, uma pessoa ensina, por meio de um método simples e pouco conhecido, a dar vida a uma figura. Embora pareça envolver truques de câmera ou ilusão de ótica, a verdade é que tudo o que você precisa é de um marcador não permanente e um copo de água.

 

Primeiramente, escolha um móvel plano e liso. Depois, com o marcador, faça um desenho simples, como o boneco de palito mostrado nas imagens. Em seguida, aplique gentilmente uma pequena quantidade de água sobre os rabiscos. Você verá que o desenho lentamente irá se levantar até a superfície da bolha de água, e pelo movimento dela começará a balançar dentro dos limites.

 

Isso, de acordo com o jornal Daily Mail, ocorre por que os marcadores de quadro branco, quando não permanentes, são compostos por uma substância oleosa à base de silicone. A razão para o uso da substância é que ela impede que a tinta grude de forma permanente nos quadros.

 

Como óleo e água não se misturam, a tinta é capaz de se mover conforme a bolha de água também o faz. Assim, ao soprá-la, você verá seu boneco palito “dançando”.

[ Daily Mail ] [  Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência