Sua idade afeta o modo como você vê essa ilusão de ótica, dizem cientistas

de Merelyn Cerqueira 0

Publicada em novembro de 1915 pela revista humorística Puck, a ilustração “My Wife and My Mother-in-Law” (“Minha Mulher e Minha Sogra”, em tradução livre), feita pelo cartunista William Ely Hill, é uma das ilusões de ótica mais conhecidas no mundo. 

Após ter sido estudada pelo psicólogo Edwin Boring, em 1930, a imagem já apareceu em uma série de textos e experimentos científicos.

Observe a figura. O que você vê primeiro?

Aqui vai uma dica: dependendo da percepção facial, é possível ver uma mulher jovem se afastando ou o perfil de uma mais velha, olhando solenemente para o lado esquerdo da ilustração. Agora, você se perguntou por que viu uma e não a outra? De acordo com um estudo australiano, que foi publicado na revista Nature, tudo pode estar relacionado à sua idade.

Os pesquisadores afirmam que pessoas mais jovens tendem a ver uma mulher mais nova primeiro (a esposa), enquanto as mais velhas o rosto da senhora (a sogra).

Tal conclusão foi apontada de acordo com um experimento que envolveu 393 pessoas, incluindo 242 homens e 141 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, embora a média fosse de 32. Aos voluntários foi pedido que observassem a figura por cerca de meio segundo, para que então apontassem o sexo e idade da pessoa visualizada.

Curiosamente, a maioria dos participantes viu a mulher mais jovem primeiro, o que levou os pesquisadores a acreditarem que isso pudesse estar relacionado ao fato de que muitos dos participantes mais jovem reunidos estavam em um mesmo lado.

Após separar 10% dos mais velhos e 10% dos mais jovens, eles descobriram que o grupo mais velho viu a idosa primeiro, enquanto suas contrapartes fizeram o contrário. O objetivo do estudo, conforme reportado pela Science Alert, era determinar se preconceitos de idade poderiam afetar a interpretação inicial de uma imagem em um nível subconsciente.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência