Talvez ele seja a parte menos pensada do conjunto de roupas de cama quando o assunto é higiene, pelo menos até que comece a cheirar mal. Mas, será que você troca seus lençóis no tempo correto?
Microbiologistas resolveram estudar a questão e dar uma resposta definitiva. De acordo com os cientistas, deixar o lençol muito tempo sem lavar pode ser uma péssima ideia.
Philip Tierno, da Universidade de Nova York, em entrevista ao portal norte-americano Business Insider, informou que precisamos trocar o lençol da cama, pelo menos, uma vez por semana.
Alguns leitores perguntaram se apenas virar a roupa de cama ao avesso seria suficiente. Ele foi categórico em responder: NÃO!
Todo o suor e a umidade que o corpo humano produz durante o estado de sono, cria um “meio excelente de cultura para fungos”, transformando nossas camas em um verdadeiro “parque microbiológico” para bactérias e outros microrganismos, além dos temíveis ácaros!
Segundo o pesquisador, o acúmulo por até uma semana de bactérias, vírus e fungos, além de poeira, polén e outros contaminantes que chegam através dos ventos ou sistemas de ventilação, não ocasiona problemas, mas a partir de uma semana, a proliferação de torna grande e pode levar ao aparecimentos de alergias respiratórias e na pele, além de alergias internas.
“Mesmo que você não tenha nenhuma alergia, pode ter uma reação alérgica sem entender onde e como começou”, disse o professor que é especialista em clínica médica.
Uma pesquisa realizada pela Time 4 Sleep, mostrou que apenas 28% dos britânicos, por exemplo, trocam seus lençóis uma vez por semana. Enquanto isso, 40% trocam a cada 15 dias e 24% trocam uma vez por mês. Não existem dados oficiais sobre os brasileiros quando o assunto é a troca dos lençóis.
Além dos dados, existe os fatores de “desvio padrão”, pois muitas pessoas mentem quando são questionadas sobre questões íntimas de seus hábitos caseiros.
O mesmo estudo mostrou que apenas 22% dos britânicos acreditam que um lençol só se torna “anti-higiênico” depois de 4 a 5 semanas de uso.
Bem… Se você prestou atenção na pesquisa, viu que 8% ficou de fora do estudo. Nós recomendamos andar com um desinfetante com você caso possa parar nos quartos destes 8% que talvez nunca troquem os lençóis!
Fonte: Metro.Uk Fotos: Reprodução / Pixabay