O formato de seu rosto pode determinar sua saúde e o quão atraente você é, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores descobriram que o formato do rosto pode estar associado ao risco de uma pessoa desenvolver hipertensão arterial, bem como suas chances de encontrar um parceiro.

Eles consideram que nossos cérebros são capazes de associar pessoas de rostos mais finos e com menos gordura facial a uma vida mais saudável. Logo, esta seria uma técnica evolutiva de seleção natural para determinar qual indivíduo poderia ser mais bem-sucedido no acasalamento.

Os pesquisadores esperam aplicar suas conclusões em ferramentas que façam diagnósticos por meio do rosto das pessoas, segundo informações do Daily Mail.

formato-do-seu-rosto_1

Os pesquisadores apresentaram como rostos saudáveis modelos com índice de massa corporal ideal (IMC), porcentagem de gordura corporal, pressão arterial e bem-estar geral.

Os resultados sugerem que nossos cérebros desenvolveram mecanismos para extrair informações de saúde dos rostos das pessoas, permitindo identificar quais as saudáveis ​​para se acasalar, explicou o autor do estudo, Dr. Ian Stephen, da Universidade Macquarie em Sydney.

As descobertas fornecem um forte apoio para a hipótese de que o rosto contém pistas válidas e perceptíveis para a saúde fisiológica.

formato-do-seu-rosto_2

Para o estudo, os pesquisadores analisaram fotografias de 50 chineses malaios, 50 caucasianos e 97 homens negros. Todas as fotografias foram frontais, em expressões neutras, e com os participantes olhando diretamente para a câmera. O IMC dos participantes, percentual de gordura corporal e pressão arterial também foi medido.

Então, a aparente saúde das pessoas nas fotografias foi avaliada por outros participantes da mesma etnia, julgados de acordo com seu tamanho e forma. Em uma segunda parte do estudo, 26 pessoas caucasianas manipularam 60 fotografias para criar o rosto mais saudável possível.

formato-do-seu-rosto_3

Os resultados revelaram que a forma do rosto e a etnia estão significativamente ligadas à pressão arterial, bem como mostram que as pessoas percebem visualmente o IMC reduzido e a gordura facial, fazendo com que estes indivíduos sejam vistos como mais saudáveis.

Descobrimos que os participantes alteraram os rostos para parecerem mais baixos em gordura, têm um IMC mais baixo e, em menor grau, uma pressão arterial mais baixa, para fazê-los parecer mais saudáveis.

formato-do-seu-rosto_4

“Isso sugere que alguns dos recursos que determinam a forma de um rosto saudável para os seres humanos são as mesmas características que o modelo de computador estava usando para prever gordura corporal, IMC e pressão arterial”, disse Dr. Stephen.

Com os resultados do estudo, que foi publicado na revista Frontiers in Psychology, os pesquisadores esperam que estes possam levar ao desenvolvimento futuro de uma ferramenta que diagnostica condições de saúde com base no rosto dos pacientes.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência