Chiclete: 9 benefícios que você precisa sobre essa delícia

de Merelyn Cerqueira 0

Mascar chiclete é uma ação prazerosa e mastigá-lo de vez em quando pode trazer benefícios incríveis para sua saúde.

Estudos já comprovaram que a goma de mascar pode ser muito útil para o sistema gastrointestinal, especialmente de mulheres grávidas . Logo, na lista abaixo você conferirá outros pontos positivos associados a este doce tão popular.

1 – Melhora da concentração

Em um mundo tão tecnológico, concentrar-se é algo extremamente difícil. No entanto, uma goma de mascar pode ajudá-lo com isso. A repetição promovida pelos movimentos da mandíbula ajuda a mente ficar mais focada e em estado de alerta.

Segundo um estudo publicado em 2013 no British Journal of Psychology, pessoas que mascam chiclete apresentam tempo de reação mais rápido e boa memória.

2 – É bom para os dentes

Mascar chiclete sem açúcar e após as refeições pode ajudar  a neutralizar os ácidos prejudiciais aos dentes.

Ele também aumenta a produção de saliva, o que também é bom para eliminar restos de comida presos entre os dentes. No entanto, saiba que não há benefícios em mascar gomas se sua mandíbula estiver com problemas, isto é, você escuta constantes cliques quando mastiga.

3 – Alivia o estresse

Estudos já mostraram que o chiclete ajuda a reduzir a quantidade de cortisol no corpo, um hormônio relacionado ao estresse. Ainda, porque é bom para a concentração, o efeito de mascá-lo é como o de uma meditação. O ritmo da mastigação basicamente é uma derivação do “respirar profundamente”.

4 – Te deixa em alerta

A mastigação estimula o movimento dos músculos faciais, promovendo a circulação do fluxo sanguíneo no corpo e, consequentemente, te deixando em alerta. Sendo assim, se estiver envolvido em atividades demoradas ou monótonas, como dirigir por muito tempo, experimente mascar um chiclete.

5 – Melhora a digestão

A saliva produzida enquanto o chiclete é mascado pode resultar em um acúmulo ácido no estômago, o que não é bom. No entanto, fazer isso antes ou depois das refeições pode ser realmente benéfico para o seu organismo, que ajudará a digerir os alimentos de maneira mais eficiente.

6 – Emagrece

A goma de mascar pode ser muito útil se você estiver fazendo dieta. Ela te ajuda a evitar “beliscar” alguma coisa entre as refeições.

A verdade é que, quando se adoça – existem vários chicletes sem açúcar no mercado, ela atua como um lanche sem calorias, que pode ser mastigado por horas. Além disso, pode ser muito eficiente no combate ao vício por comida, ajudando você a decidir por hábitos alimentares mais saudáveis.

7 – Melhora o hálito e a boca seca

“Quem nunca ofereceu chiclete a um colega com mau hálito que atire a primeira pedra”. O chiclete, especialmente os refrescantes (menta e eucalipto), podem ser aquela solução se você estiver na rua e sem acesso a uma escova de dente.

Além de ajudar a limpar os restos de alimentos entre os dentes, ele mascara o cheiro da boca e, por aumentar a produção de saliva, previne os sintomas causados pela boca seca.

8 – Ajuda o ouvido

Qualquer problema do ouvido requer atenção médica. No entanto, casos mais simples como um entupimento enquanto subimos uma serra ou estamos dentro de um avião em decolagem, podem ser resolvidos com um chiclete.

Aqueles zumbidos incessantes que algumas pessoas ouvem também podem ser aliviados pela mastigação repetitiva.

Fonte: Para os Curiosos Foto: Reprodução  / Para os Curiosos

Jornal Ciência