TOP 8 planetas que são possíveis substitutos da Terra

de Redação Jornal Ciência 0

A busca por planetas que possam habitar vida é interminável. Apesar de serem muito estudados, os planetas precisam ter todas as condições – como clima, temperatura, solo, água e oxigênio – para que possam abrigar, tanto aos humanos e os animais, quanto as plantas, tão necessárias para nossa sobrevivência. Além disso, deve-se levar em conta o tempo de viagem até o planeta.

Enquanto ainda não é possível mudar de casa, confira a lista de planetas que se assemelham de alguma forma à nossa Terra:

 

1 – As sete irmãs da Terra: Em fevereiro de 2017, foram descobertos sete exoplanetas (planetas que orbitam uma estrela que não seja o Sol). Os planetas estão a 40 anos-luz de distância e orbitam a estrela anã TRAPPIST-1. De acordo com estudiosos, ao menos seis planetas se assemelham em temperatura e tamanho, e três podem ter oceanos em sua superfície. Os dias no trio de planetas duram, respectivamente, 1,5; 2,4 e 73 dias terrestres. Conforme Michael Gillon, do Instituto STAR, o fato mais surpreendente é a quantidade de planetas.

2 – Proxima Centauri b: O planeta se encontra a 4,2 anos-luz da Terra, orbitando a estrela Proxima Centauri, a mais próxima de nosso Sol. Segundo cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, o Proxima Centauri b pode ter oceanos. O planeta ainda é 30% maior que a Terra.

nasa-encontra-planetas-semelhantes-a-terra_1

3 – Kepler 438-b: Apesar das semelhanças entre raio e massa terrestres, o planeta não é indicado por astrônomos por ter explosões de grande porte no local. Além disso, a distância do planeta é de 470 anos-luz da Terra.

4 – OGLE-2013-BLG-0341LBb: Com um nome que parece um código, o planeta está localizado em um sistema binário e possui duas vezes o tamanho da Terra. O problema é que as estrelas deste sistema não produzem calor o suficiente e o planeta está a 3 mil anos-luz do nosso, na constelação de Sagitário.

5 – Kepler-186f: Anunciado em 2014, o planeta foi o primeiro encontrado na Zona Habitável que se assemelha à Terra, podendo ter água em sua superfície. Com anos de duração de 130 dias terrestres e tamanho cerca de 10% maior, o planeta se encontra a 500 anos-luz da Terra.

6 – Gliese 667 Cc: Com massa quatro vezes maior e diâmetro 50% maior que o nosso, o planeta está a menos de 24 anos-luz.

7 – Wolf 1061c: Encontrado na zona habitável, o planeta parece mais com Urano do que com o nosso. Localizado a 14 anos-luz, o planeta possui raio quatro vezes maior que o da Terra.

8 – Kepler-22b: Localizado a mais de 600 anos-luz da Terra, foi o primeiro planeta descoberto na zona habitável (em 2011). Seu ano dura 290 dias terrestres e a temperatura média é de 22 graus. Cientistas dizem que sua superfície pode ser coberta pelo oceano, mas a constatação é difícil por conta da distância

Fonte: NPR / The Washington Post Foto: Reprodução / IG

Jornal Ciência