8 maneiras de reconhecer os sintomas do HIV

de Julia Moretto 0

Apesar de ser um assunto bastante debatido, muitas pessoas não sabem que o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a AIDS.

Ele ataca o sistema imunológico resultando na destruição dos glóbulos brancos, que protegem o nosso corpo contra infecções e doenças.

A melhor forma de evitar algumas doenças é a prevenção. E com o HIV não seria diferente. Conheça oito maneiras de reconhecer os sintomas do HIV.

1 – Febre e suores noturnos

Normalmente esse sintoma aparece nos primeiros estágios do contágio do HIV. Esse estágio é chamado de primário ou agudo de infecção.

Eles podem aparecer entre 2 e 4 semanas após o contágio. Esses sintomas também são de gripes e resfriados, por isso é preciso ficar atento se persistirem. Caso perceba que eles estão durando mais que o comum, procure um médico.

2 – Diarreias e vômitos

Caso esteja com diarreia e vomitando com frequência, saiba que o seu corpo precisa de ajuda. Esses sintomas indicam que o seu organismo pode estar com alergia alimentar.

3 – Fadiga

A fadiga não significa necessariamente a sensação de sono e sim, de cansaço – mesmo quando você teve uma noite de sono tranquila.  

Quando uma pessoa sente fadiga, evita a prática de exercícios e passa a ter o hábito de tirar cochilos com frequência. Caso este seja o único sintoma, não há grande preocupação. Mas se a fadiga não passar, procure um médico.

4 – Perda de peso

Se você não estiver fazendo dieta nem praticando exercícios e mesmo assim está perdendo peso, fique em alerta. Isso porque a perda de peso indica um sinal mais avançado da doença. Caso tenha identificado este sintoma, procure um médico o mais rápido possível, pois ele pode indicar outros problemas.

5 – Nódulos no pescoço, axilas e virilha

Este não é um sintoma que aparece em todos os infectados, porém as glândulas podem encher como resposta a infecções corporais. Por isso é importante notar se há o surgimento de nódulos no pescoço, virilha e axilas.

6 – Formigamento nas mãos ou pés

A neuropatia periférica nada mais é do que o formigamento das mãos e dos pés. Este, é um sintoma de HIV, como também de diabetes fora do controle. A pessoa com este sintoma sente formigamento ou dormência nos membros.

7 – Úlceras bucais e genitais

Este sintoma, quando observado junto com outros, deve receber atenção. Ele é também mais perigoso quando nunca se teve este problema. Além do incômodo, apontam problemas como DSTs.

8 – Mudanças nas unhas

A mudança da unha pode ser um sintoma de HIV. As alterações mais preocupantes são o aparecimento de linhas pretas ou marrons tanto na vertical como na horizontal. As unhas são como espelho do organismo e mostram quando algo não está bem.

Fonte: Site de Beleza e Moda / Wikihow Foto: Reprodução / Site de Beleza e Moda

Jornal Ciência