TOP 8 diferenças biológicas entre homens e mulheres

de Julia Moretto 0

As diferenças entre homens e mulheres são muito evidentes. O próprio dimorfismo sexual da nossa espécie é altamente acentuado. Dificilmente olhamos para uma pessoa e não conseguimos definir seu sexo.

Essa diferença é extremamente importante já que na área médica conseguir diferenciar homens e mulheres dita os parâmetros do tratamento. Porém, há fatos curiosos e pouco evidentes que marcam os sexos! Confira:

1 – Neurônios

No geral, homens e mulheres têm mais de 100 bilhões de neurônios no cérebro. Segundo um estudo realizado pela cientista dinamarquesa Bente Pakkenberg, da Universidade de Copenhague, na região do neocórtex (relacionada ao raciocínio abstrato), os homens possuem 23 bilhões de neurônios enquanto as mulheres têm 19 bilhões. Mas de acordo com a pesquisa, essa diferença não interfere no coeficiente da inteligência (QI) entre os sexos. Isso mostra que a inteligência não está associada ao número de neurônios e sim à quantidade e eficácia da conexão entre eles.

2 – Autismo

De acordo com uma nova pesquisa, a testosterona e o estrogênio possuem diferentes efeitos sobre um gene chamado de RORA. Nos neurônios, a testosterona minimiza a potência das células de se ligar ao gene, enquanto aumenta essa capacidade. Na opinião de outros cientistas, a maior prevalência do autismo em homens é devido aos cromossomos x desempenharem papel fundamental na doença. Como as mulheres possuem dois e os homem tem apenas um (combinado com um cromossomo Y), elas têm uma “cópia” de qualquer gene com qualquer mutação. Apesar dessa ser possível, nenhum cientista pôde confirmar até o momento que ter um gene no cromossomo X esteja associado ao autismo.

3 – Visão espacial x visão periférica

A visão espacial, capacidade de enxergar as coisas como um todo é uma característica exclusiva dos homens. Já as mulheres possuem maior facilidade de observar as coisas ao seu redor.   

4 – Comprimento dos dedos das mãos

diferenças-entre-homem-e-mulher_1

Para comprovar essa diferença, observe o rácio entre os dedos anelar e o indicador. Essa diferença nos homens é maior do que nas mulheres. Isso mostra que, para identificar uma mulher, é só reparar se o dedo indicador está quase no mesmo nível do anelar

5 – Doenças mitocondriais

Uma doença derivada da mutação no DNAmt é herdada exclusivamente pela mãe. Desse modo, apenas as mulheres podem transmitir as doenças mitocondriais para seus filhos de ambos os sexos. As mitocôndrias possuem origem materna, porque ao entrar no óvulo, os espermatozoides deixarão somente os cromossomos, já que as suas mitocôndrias foram eliminadas com o flagelo, no momento da fecundação. As células desenvolvidas pelos seres humanos são todas maternas e possuem organelas, como a mitocôndria e o DNA.

6 – Gagueira

De acordo com Sandra Merlo, presidente da Associação Brasileira de Gagueira, a gagueira se evidencia mais em homens do que em mulheres. Para ela, a gagueira não pode ser associada ao cromossomo Y, se assim fosse, as mulheres nunca apresentariam essa falha. Segundo a especialista, há três explicações do por que as mulheres são menos afetadas: a deficiência teria relação com o cromossomo X, as mulheres precisariam de mais genes para gaguejar e as mulheres não sofrem tanta pressão social para o desempenho.

7 – Crânio

sexo_cranio

A estrutura dos crânios de homens e mulheres também pode ser diferente.  A protuberância occipital externa, uma pequena projeção na parte de trás da cabeça, normalmente é mais pronunciada nos homens. As mandíbulas das mulheres são mais arredondadas e pontiagudas, enquanto as dos homens são mais angulares e quadradas. Já os ossos da sobrancelha dos homens são mais proeminentes do que os das mulheres.

8 – Cores

Segundo pesquisas, os homens possuem mais dificuldade de diferenciar as cores do que as mulheres, principalmente tons de verde, amarelo e azul. Entretanto, a grama vai parecer mais verde para as mulheres e amarelada para os homens. Já o alaranjado se torna mais próximo do vermelho para eles do que para elas. Para os cientistas, essa diferença não pode ser causada por diferenças estruturas nos olhos, levando-os a acreditar a testosterona é a responsável pela forma com que as cores são identificadas pelo cérebro.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência