TOP 5 diferenças entre estresse e ansiedade que todo mundo deveria saber

de Merelyn Cerqueira 0

É fato que um grande número de palavras do “dicionário psicológico” acaba se tornando parte da cultura popular.

Logo, não é incomum falarmos que estamos “estressados” ou “ansiosos”, ou até mesmo usarmos ambos os termos como sinônimos, e até mesmo profissionais da saúde o fazem. Mas então, qual é o problema? Com informações da Psiconlinews.

A verdade é que o estresse e ansiedade, embora causem os mesmos sintomas, são coisas diferentes. Portanto, nem sempre é fácil distinguir qual dos dois representa um caso.

De fato, ambas são respostas adaptativas ao mesmo ambiente. O problema, no entanto, é quando esses estados são mantidos por um longo período de tempo.

Estresse x ansiedade

1º: Enquanto a causa do estresse é facilmente identificável, a da ansiedade não é

O estresse ocorre pela presença de fatores estressantes, como excesso de trabalho, término de relacionamento, conflitos interpessoais e problemas envolvendo doenças.

A ansiedade, por outro lado, é um estado de caráter um pouco mais difuso, que está sempre presente, mesmo que o fator estressante seja eliminado.

Logo, enquanto sabemos que o estresse ocorre em razão de uma ou duas situações preocupantes, é difícil identificar o que está causando uma crise de ansiedade.

2º A ansiedade é resultado medo, enquanto o estresse, da preocupação

Os sentimentos e sensações que desencadeiam ambos os estados são diferentes. A ansiedade age como uma bola de neve, que tende a se tornar um medo generalizado e, consequentemente, crises de ataques de pânico.

O estresse, por sua vez, tem como fator, uma preocupação que gira em torno de uma situação específica.

3ª Enquanto a ansiedade é excesso de futuro, o estresse é excesso de presente

A projeção de tempo também reflete uma diferença importante entre ambos os estados. Enquanto a ansiedade geralmente é uma resposta antecipada a situações que ainda não aconteceram, o estresse tende a se firmar no presente, pela sensação de incapacidade de lidar com situações em ocorrência.

4º O estresse é causado por fatores externos, enquanto a ansiedade, internos

O estresse geralmente é resultado da sensação que temos de incapacidade de resolver uma determinada situação externa, do presente, a qual sentimos que escapou de nosso controle.

A ansiedade, por sua vez, se alimenta de fatores mais internos, uma vez que envolve uma antecipação agonizante de eventos que ainda não aconteceram.

Saber diferenciar isso é importante porque permite que determinemos a origem de uma preocupação, a fim de podermos tomar as medidas mais corretas para lidar com o problema.

5ª Enquanto o estresse desaparece com o fim de uma situação preocupante, a ansiedade geralmente persiste

De modo geral, quando uma situação aflitiva é resolvida, o estresse vai embora. Por exemplo, quando entregamos aquele projeto trabalhoso da faculdade, ou quando finalmente nos livramos de uma imensa carga de obrigações a serem cumpridas, o estresse passa.

A ansiedade é diferente, uma vez que não é causada por um evento único. Portanto, por vezes é necessário recorrer à terapia para que a pessoa aprenda a lidar com problema.

Fonte: Psiconlinews Fotos: Reprodução / Psiconlinews

Jornal Ciência