TOP 7 fatos surpreendentes sobre Roma Antiga que você ainda não conhece

de Julia Moretto 0

Por mais estranho que seja, o Império de Roma Antiga ainda possui efeito na vida que levamos hoje.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Isso ocorre porque diversas ideias sobre civilização, governos e estruturas de cidade ainda são usadas atualmente com pequenas alterações modernas.

Confira algumas informações sobre os romanos que com certeza vão impressionar você.

1 – Compartilhamento de esponjas

Nos banheiros públicos, eram vistos incêndios ocasionados por gases inflamáveis, além da presença de ratos.

Além disso, os banheiros contavam somente com uma esponja colocada num graveto para que as pessoas pudessem se limpar após defecar.

2 – Nero

Segundo especialistas, o Imperador Nero culpou os cristãos pelo fogo de Roma e os perseguiu. Ele também foi considerado um dos maiores tiranos da história de Roma, matando a própria mãe.

Há também interpretações que afirmam que o número 666 pode ser lido como o nome de Nero, dependendo dos critérios utilizados.

3 – Simulação de batalha no Coliseu

roma-imperio-romano-1

Para realizar simulações de batalhas, os romanos criavam trincheiras e lagos artificiais, usando prisioneiros e escravos como participantes.

O Coliseu foi usado algumas vezes como cenário da simulação de batalhas marítimas.

4 – Cristãos não eram punidos

roma-antiga-3

Nas histórias populares sobre Roma Antiga, os cristãos eram jogados aos leões como punição por criarem uma nova religião.

Porém, esse fato nunca foi verdadeiro e, de acordo com estudos, os cristãos não foram tão perseguidos – apenas em uma determinada época.

5 – Romanos e o desenvolvimento do concreto

Os romanos são reconhecidos por suas construções que resistiram às alterações do tempo. Após a queda do Império, o conhecimento precisou ser redescoberto.

Essa mudança não significa que o concreto romano seja igual ao moderno– que é dez vezes mais forte e resistente –,mas mostra os avanços usados durante a Antiguidade.

6 – Urina usada como produto de limpeza

Os romanos utilizavam a urina para limpar diversos itens, devido à amônia presente na mistura. A substância também era usada para remover manchas de roupas e clarear os dentes.

A urina era recolhida durante o dia e diluída em água. Depois, era aplicada sobre as roupas que seriam lavadas por escravos ou empregados.

7 – Romanos levaram uma planta à extinção

roma-antiga-4

Os romanos adoravam sexo, por isso gostavam muito de uma planta conhecida como “sílfio”. Eles acreditavam que essa planta ajudava a controlar a natalidade.

O único problema é que ela não podia ser cultivada e só era encontrada na natureza. Como o consumo era desenfreado, a planta acabou entrando em extinção.

Fonte: Toptenz Fotos: Reprodução / Toptenz

Jornal Ciência