TOP 7 curiosidades científicas sobre o sangue

de Julia Moretto 0

De acordo com a American Society of Hematology, um corpo humano possui cerca de 5 ou 6 litros de sangue, correspondendo 7% a 8% do peso corporal de cada pessoa. Por isso, vamos revelar alguns fatos interessantes sobre este líquido tão valioso para nós.

Além do grupo sanguíneo

Você pode saber qual o seu tipo de sanguíneo, mas saiba que ele é muito mais complexo do que imagina. Nossas células vermelhas são constantemente cobertas com diferentes tipos de antígenos – atualmente conhecemos cerca de 600.

Eles são herdados de nossos pais e podem ser divididos em 35 grandes grupos sanguíneos, os mais relevantes são do grupo ABO e Rh. Um dos 61 antígenos do grupo Rh (proteína integral da membrana das células vermelhas do sangue) mais essenciais é o antígeno D. Quando uma transfusão de sangue é realizada, nosso corpo só aceita sangue das células com sangue compatível com os antígenos desses dois grupos.

O sangue mais raro e precioso do mundo

Você pode ter ouvido que o sangue AB é o mais raro de encontrar. Embora seja verdade, se olharmos 8 combinações diferentes possíveis com A, B, O e D+ ou D-, as percentagens mudam ligeiramente. De acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Stanford, 0,6% da população em geral tem o tipo AB. Apesar de compartilharem em grande parte muitas combinações comuns, há pessoas que têm combinações extremamente raras.

Um exemplo é um homem identificado como Thomas, cujo caso foi exposto na revista Mosaic em 2014, anunciado como “o homem com sangue de ouro”, devido a seu sangue não apresentar nenhum antígeno. Conhecido como Rh nulo, ele é caracterizado por aparecer negativo em todos os antígenos Rh. Apenas 40 pessoas no mundo possuem esse sangue.

Por que as veias são azuis se o sangue é vermelho?

Sangue oxigenado é vermelho brilhante, por outro lado, o sangue venoso parcialmente desoxigenado é transformado em vermelho escuro e opaco. As veias são azuis devido a um efeito óptico criado pela forma como a luz penetra na pele, portanto, as veias aparecem azuis quando localizadas a cerca de 0,5 milímetro abaixo da epiderme.

Sangue e personalidade

Em 1927, um professor de Tóquio chamado Takeji Furukawa publicou um artigo especulando sobre a relação entre diferentes tipos de sangue e os traços de personalidade. Embora a teoria tenha sido descartada, o jornalista Masahiko Nomi novamente levou o assunto à tona na década de 1970. No Japão, essa teoria foi aprofundada, e atualmente muitos cidadãos acreditam que o grupo sanguíneo seja a melhor maneira de entender segredos e descobrir se alguém é compatível com você.

Sangue e memória

Um estudo realizado pelo departamento de medicina da Universidade de Vermont, pela Universidade do Alabama e Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana (EUA) fui publicado na revista Neurology, e alegava que pessoas com sangue tipo “AB” seriam duas vezes mais propensas a terem problemas com a memória do que aqueles com o grupo sanguíneo “O”.

A velocidade do sangue

Por exemplo, uma gota de sangue leva entre 20 e 60 segundos para percorrer o corpo e alcançar o coração. Quando corremos, o sangue também se torna mais rápido e pode viajar pelo nosso corpo cerca de 5 vezes em um minuto. A velocidade média do sangue na porção proximal da aorta é de 40 cm/seg.

Alimentos que purificam o sangue

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) concluiu que comer uma cebola média por dia reduz o risco cardiovascular, colesterol e mantém nosso sangue limpo.

[ Fonte: Muy Interesante ]

[ Foto: Reprodução / Muy Interesante ] 

Jornal Ciência