Por que nossas veias parecem azuis se nosso sangue é vermelho?

de Redação Jornal Ciência 0

Nosso sangue e nossas veias veias são vermelhas. Mas, por que será que as veias parecem azuis quando as vemos através da pele?

De acordo com professor David Irvin, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, em um artigo publicado na The Conversation, a reposta para essa pergunta depende de uma série de fatores.

A luz nada mais é do que uma onda eletromagnética. Ela viaja por meio de comprimento de onda, que é a distância entre um pico de frequência de onda para outro.

Assim, diferentes cores dentro de um espectro de luz possuem ondas de diferentes comprimentos. A luz vermelha, por exemplo, tem um comprimento de onda longo, de cerca de 700 nanômetros, enquanto a violeta, mais curto, de 400 nanômetros.

Nossos olhos percebem uma cor em particular quando a luz atinge nossos olhos. Mas, para entender a aparência da cor de nossas veias, precisamos primeiro pensar sobre o que acontece com os diferentes comprimentos de ondas que atingem nossa pele. 

A luz que atinge nossa pele durante o dia é branca, ou seja, uma mistura de todos os comprimentos de onda visíveis. Mas, para explicar por que nossas veias parecem ser azuis, consideraremos apenas as extremidades vermelha e azul do espectro. 

Porque possui um comprimento de onda longo, a luz vermelha viaja mais facilmente, o que significa que é menos provável de ser desviado por materiais. Logo, ela é capaz de viajar muito bem através da pele e tecidos do corpo, atingindo até 5-10 mm abaixo da pele, que é onde muitas veias estão. 

Assim, quando chega às veias, a luz vermelha é absorvida pelas hemoglobinas (proteína que permite ao sangue ser vermelho). Este fenômeno as vezes é usado pelos técnicos para ajudar a encontrar melhor as veias na hora de tirar sangue.

Já a luz azul, que tem um comprimento de onda mais curto (cerca de 475 nanômetros), é espalhada ou desviada muito mais facilmente do que a luz vermelha. Logo, não é capaz de penetrar a pele (apenas uma fração). Então, quando essa luz azul atinge a pele, é desviada de volta

Dessa forma, se você apontar uma luz azul para a pele, verá que suas veias ficarão mais difíceis de serem encontradas, embora ela ajude a detectar a presença de sangue.

Por exemplo, alguns banheiros públicos utilizam esse tipo de luz para desencorajar o uso de drogas intravenosas em alguns países, tornando mais difícil encontrar uma veia para injetar.

Dito isso, agora imagine a luz vermelha e a luz azul na pele ao mesmo tempo — o que acontece quando você está sob a luz branca.

Onde há veias, você relativamente enxerga menos a cor vermelha e mais a azul. Quando a luz passa pela pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida e apenas a azul é refletida, por isso vemos tal tonalidade

Curiosamente, esse efeito varia segundo a profundidade e densidade da veia. As mais estreitas e próximas da superfície, como os capilares, por exemplo, não aparecerão azuis. 

As veias azuis aparecerem de maneira mais destacada em pessoas mais brancas, e talvez por isso tenha surgido a expressão “sangue azul”, usada para descrever a nobreza europeia no século XIX.

Tal título era associado aos indivíduos de pele branca e, apenas em razão da luz, suas veias “azuis” eram mais aparentes. Logo, eles costumavam se casar entre primos e parentes próximos apenas para manter a tal “nobreza do sangue”.

Fonte(s): Live Science  / Science Alert Imagens: Reprodução

Jornal Ciência