TOP 9 truques pouco conhecidos para melhorar a circulação do sangue

de Gustavo Teixera 0

A condição de nossas veias e artérias é de vital importância para a nossa saúde geral, mas é uma coisa fácil de ignorar quando outras questões de saúde podem ser mais urgentes. No entanto, há uma boa maneira de avaliar a sua saúde vascular: verificar as pernas.

 

Boa circulação sanguínea e vasos saudáveis em suas pernas podem servir como indicadores e não devem ser ignorados. Experimente estes truques fáceis para manter o fluxo de sangue e os vasos da perna em boas condições. Importância da circulação de sangue na perna. Suas pernas são grandes áreas de circulação sanguínea, com uma vasta rede de vasos para manter nutrientes e oxigênio fluindo. A má circulação nas pernas pode levar ao estresse nos vasos sanguíneos do resto do corpo, o que pode ter grandes repercussões na saúde.

 

Sintomas de má circulação: Formigamento, dormência ou frieza são frequentemente sinais de problemas de circulação. Outros sinais mais sutis incluem: inchaço das pernas, pés ou tornozelos, cãibras musculares e varizes, que ocorrem quando o sangue não é bombeado de volta para o coração. Se você notar algum desses sintomas, há algumas maneiras que podem ajudar a melhorar a circulação de suas pernas. Confira:

 

1 – Alterar posições

Para as pessoas que trabalham a maior parte do seu dia sentadas, é importante mudar rotineiramente as posições para manter o fluxo de sangue e evitar coágulos ou outros problemas. Ficar muito tempo na mesma posição pode ter outros efeitos adversos sobre o corpo também, então é melhor mudar de posição muitas vezes ao longo do dia.

 

2 – Caminhar com frequência

Andar também é excelente para manter a circulação da perna em estado normal. Coisas simples como subir escadas ou ir andar pelo local de trabalho para podem ter efeitos muito positivos para circulação.

 

3 – Tomar banhos quentes

O calor de um chuveiro não é apenas relaxante, ele também dilata seus vasos sanguíneos e melhora a circulação. Isso pode ser especialmente útil se você tem hipertensão ou outras formas de pressão arterial elevada.

 

4 – Escovar a pele a seco

Basta pegar uma escova de banho e esfregar as cerdas na pele em um movimento na direção de seu coração. Esfregar a seco não só limpa a pele morta, mas também provoca atrito, que dilata os vasos capilares em sua epiderme, melhorando sua circulação geral.

 

5 – Comer alimentos picantes

Todo mundo sabe que alimentos picantes limpam a pele, mas menos pessoas sabem que ajuda a melhorar a circulação. Diferentes especiarias mais ardentes têm efeitos diferentes também. A cúrcuma previne coágulos e acúmulo de placa, enquanto a capsaicina – encontrada em especiarias como pimenta caiena – estimula o fluxo sanguíneo.

 

6 – Usar meias de compressão

Meias de compressão são ótimas para aliviar veias inchadas e dolorosas, especialmente se você fica muito tempo em pé. Claro, ter bons sapatos também faz uma enorme diferença para a circulação da perna, bem como a sua saúde geral.

 

7 – Beber chá verde

Os antioxidantes presentes no chá verde têm inúmeros benefícios à saúde, um deles é a dilatação dos vasos. A pequena quantidade de cafeína no chá verde também pode ajudar, sem ter os efeitos negativos que as doses mais elevadas no café podem causar.

 

8 – Massagear as pernas

Como a escovação a seco, a massagem pode ajudar a dilatar seus vasos, especialmente os vasos capilares, e seus efeitos relaxantes são bons para o seu coração e saúde em geral. Além disso, você não precisa desembolsar dinheiro para um spa, por exemplo, esfregar suas próprias pernas em um movimento firme na direção de seu coração pode ser bastante eficaz.

 

9 – Comer chocolate

De acordo com a American Heart Association, um pequeno pedaço de chocolate consumido diariamente é bom para melhorar a sua circulação, desde que não seja chocolate ao leite. Para receber quaisquer benefícios de saúde, você precisa comer chocolate amargo com, pelo menos, 70% de cacau.

[ Boredom Therapy ] [ Fotos: Reprodução / Boredom Therapy ]

Jornal Ciência