Por que vomitamos sangue? Conheça 7 problemas que podem estar ocorrendo

de Merelyn Cerqueira 0

Vomitar, por si só, já é desconfortável, mas, com a presença de sangue pode ser assustador. Mas, por que será que isso acontece?

Tenha em mente que, vomitar sangue nem sempre é sinal de algo grave.

Essa ação é chamada de hematêmese e, de acordo com a médica Dra. Nicole Geovana, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pode indicar a existência de um sangramento no estômago, boca, garganta, esôfago ou porção inicial do intestino delgado.

Embora nem sempre venha causada de gravidade, a hematêmese requer atenção médica.

Logo, a Dra. Geovana listou algumas das principais causas deste assustador sintoma, de acordo com informações do Diário de Biologia:

1 – Varizes esofágicas

Quando há a presença de lesões graves no fígado, pode ocorrer um inchaço nas paredes da porção inferior do esôfago e estômago.

Esse inchaço resultará em sangramento, mas não dor. As chamadas varizes esofágicas são frequentemente causadas por doenças hepáticas relacionadas ao consumo exagerado de álcool ou lesões severas no fígado.

2 – Úlcera no estômago

Úlceras pépticas são uma das causas mais prováveis para a hematêmese. Elas são acompanhadas de forte queimação no estômago e dores abdominais. Esse tipo de hemorragia ocorre quando a úlcera ou inflamação danifica uma artéria próxima a lesão.

3 – Ferimentos na garganta ou esôfago

Às vezes engolimos algo que acaba causando pequenos ferimentos em um vaso sanguíneo na garganta ou esôfago, como uma espinha de peixe, por exemplo, o que pode acabar desencadeado sangramentos.

Além disso, vomitar com muita intensidade ou durante muito tempo pode causar o mesmo tipo de lesão, de modo que poderemos observar “estrias” de sangue no vômito.

4 – Gastrite

A gastrite nada mais é do que uma inflamação, infecção ou erosão que ataca o revestimento do estômago. Ela provoca um enfraquecimento na barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos, que são ácidos, causem danos ao tecido que reveste o órgão.

O resultado disso, muitas vezes, são dores de estômago e pequenos sangramentos. Desta forma, durante uma crise de gastrite, a pessoa também pode notar traços de sangue no vômito.

5 – Esofagite

A esofagite, por outro lado, é uma inflamação do esôfago que ocorre como resultado da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE), que atualmente atinge um número expressivo de pacientes e se não tratada pode evoluir para quadros mais graves.

O refluxo é composto pelo conteúdo gástrico e por ser extremamente ácido pode ferir as paredes do esôfago, causando o sangramento.

6 – Sangramento nasal

A epistaxe (hemorragia) também pode causar hematêmese. Isso ocorre porque é muito comum que a pessoa engula sangue durante a hemorragia e, uma vez no estômago, o sangue acaba causando enjoo, provocando a êmese (vômito).

7 – Câncer

Tumores no esôfago ou estômago também podem ser uma causa subjacente de hematêmese. Neste ponto, a pessoa normalmente já conhece o diagnóstico de sua condição e possibilidade do aparecimento do sintoma.

Em qualquer um dos casos acima ou em caso de dúvida, procure orientação médica!

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência