Conheça cinco curiosidades ilógicas sobre o nosso cérebro

de Julia Moretto 0

Em seu novo livro, “The Idiot Brain” (“O Cérebro Idiota”, em tradução livre), o neurocientista e autor, Dean Burnett explica que embora muitas vezes pensemos que nosso cérebro seja uma máquina perfeita, há várias irregularidades nele.

O autor deu uma entrevista à revista Smithsonian, discutindo variadas curiosidades cerebrais. Leia as respostas às perguntas sobre cinco exemplos de comportamento ilógico da nossa massa cinzenta. 

Por que temos mal-estar quando viajamos de avião ou de carro?

Segundo o autor, isto pode ser devido ao conflito de sentidos. “O corpo e os músculos nos dizem onde estamos. O senso de equilíbrio do ouvido detecta os movimentos. Os olhos dizem o que nos rodeia. O cérebro recebe mensagens conflitantes e, em termos evolutivos, isso pode ser causado apenas por uma coisa: uma neurotoxina. Como resultado, o cérebro pensa ter sido envenenado“. 

Por que é tão difícil de lembrar o nome de uma pessoa que conhecemos recentemente, mesmo que reconheçamos seu rosto?

Isso acontece porque quando você encontrar uma pessoa, além do seu nome, tentamos identificar quem ela é e por que ela está lá. “No cérebro existe uma seção especial para os rostos. Além disso, o cérebro é muito visual – esse é o sentido dominante – ou seja, o que se vê é mais provável de ser armazenado no cérebro“, explica Burnett. Com todos os dados que recebemos para encontrar alguém, o nome é misturado com outras informações. 

Por que as pessoas menos inteligentes são mais confiantes de suas próprias habilidades que as mais inteligentes?

Uma pessoa inteligente compreende melhor o que precisa saber e não sabe. O cérebro pode realizar autoavaliação, mas isso requer inteligência. Neste sentido, o neurologista observou: “Se você é muito ignorante, é difícil entender seu nível de inteligência em comparação com os outros. Quando você é muito confiante, não pode cometer erros“.

Por que pessoas mais inteligentes usam menos energia mental?

As pessoas que apresentam melhores resultados em testes e resolvem os problemas mais rapidamente demonstram menor atividade no pensamento. O autor afirmou que este fenômeno ocorre pelo cérebro de uma pessoa inteligente ser mais eficaz exatamente porque gasta menos energia do que aqueles com uma inteligência menos desenvolvida.

Por alguns analgésicos podem ser eficazes no caso de sofrimento psicológico?

Conforme explicado pelo autor, a mesma área usada para o tratamento da dor física é usada para o tratamento da dor mental. Portanto, medicamentos como paracetamol oferecem alívio a uma pessoa que acabou o relacionamento, por exemplo.

[ RT ] [ Fotos: Reprodução / RT ]

Jornal Ciência