TOC: mulher que lavava as mãos até sangrar é curada com chip no cérebro

de Redação Jornal Ciência 0

Uma mulher americana de 34 anos, Amber Pearson, vive uma vida normal após receber um implante cerebral para controlar seu Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Amber foi diagnosticada com TOC aos 18 anos. Ela sofria de pensamentos e comportamentos obsessivos, como lavar as mãos repetidamente, checar se os interruptores estavam desligados e verificar se as portas estavam trancadas.

Esses sintomas eram tão severos que Amber chegava a lavar as mãos até sangrar e checava as coisas até 100 vezes por dia.

Amber tentou vários tratamentos para o TOC, incluindo terapia, medicamentos e cirurgia. No entanto, nenhum desses tratamentos foi totalmente eficaz.

Então, decidiu se candidatar a um estudo clínico para testar um novo implante cerebral para TOC. O implante, desenvolvido por neurocientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, libera impulsos elétricos para controlar a atividade cerebral.

A cirurgia foi realizada pelo Dr. Ahmed Raslan, neurocirurgião da Universidade do Oregon. O chip foi implantado no cérebro de Amber em março de 2023. Após a cirurgia, Amber começou a notar melhora significativa em seus sintomas de TOC, lavando menos as mãos e diminuindo consideravelmente a quantidade de vezes que verifica as coisas.

Amber e o cirurgião Dr. Ahmed Raslan

“O implante cerebral mudou minha vida”, disse Amber. “Eu finalmente posso viver uma vida normal, sem ser controlada pelo meu TOC”.

Os resultados do estudo clínico são promissores e sugerem que o implante cerebral pode ser uma nova opção de tratamento para o TOC. O estudo foi publicado na revista científica Neuron.

O implante é um dispositivo chamado RNS (sigla em inglês para “Sistema de Neuroestimulação Responsiva”). O dispositivo é implantado e monitora continuamente a atividade cerebral.

Quando o dispositivo detecta um padrão de atividade cerebral associado a um pensamento ou comportamento obsessivo, ele libera um impulso elétrico para interromper o padrão.

O estudo clínico com Amber está em andamento. Os pesquisadores estão avaliando os resultados do implante em um grupo de 20 pacientes com TOC grave, assim como ela.

O implante cerebral de Amber é uma nova esperança para pessoas a doença que não respondem a outros tratamentos. Os resultados do estudo clínico são promissores e sugerem ser uma opção viável para essas pessoas. 

Fonte(s): Daily Mail / New York Post Foto(s): Reprodução / Neuron 2023 / Oregon Health & Science University

Jornal Ciência