Ouvir música para aprender um exercício aumenta o poder do seu cérebro

de Julia Moretto 0

Da próxima vez que você estiver tentando aprender um novo exercício, coloque uma música. De acordo com um estudo, o uso de música para aprender uma tarefa física desenvolve significativamente uma parte importante do cérebro.

As pessoas que praticavam um movimento básico com música mostraram “maior conectividade estrutural” entre as regiões do cérebro que processam o som e o controle de movimento. 

Os pesquisadores esperam que futuros estudos determinem se a música pode ajudar com tipos especiais de programas de reabilitação motora, como após um acidente vascular cerebral.

As descobertas, publicadas na revista médica Brain and Cognition da Universidade de Edimburgo, mostraram que a “fiação” do cérebro permite que as células se comuniquem entre si. 

Especialistas dizem que o estudo poderia ter implicações positivas para pesquisas futuras sobre reabilitação de pacientes que perderam algum grau de controle de movimento.

“Este estudo fornece a primeira evidência experimental de que adicionar pistas musicais para aprender novas tarefas motoras pode levar a mudanças na estrutura da substância branca no cérebro”, disse Dr.ª Katie Overy, que liderou a equipe de pesquisa.

Os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos e os ensinaram uma nova tarefa envolvendo sequências de movimentos de dedos com a mão esquerda não dominante. Um grupo aprendeu a tarefa com músicas enquanto o outro grupo fazia sem.

Após quatro semanas, ambos os grupos de voluntários se mostraram igualmente bem nas sequências de aprendizagem, descobriram os pesquisadores.

Usando exames de ressonância magnética, o estudo descobriu que o grupo de música mostrou “um aumento significativo” na conectividade estrutural no lado direito do cérebro, enquanto o grupo sem música não mostrou nenhuma mudança.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência