Você não vai acreditar no que acontece quando as ondas batem nestes degraus

de Otto Valverde 0

Em um fascinante projeto elaborado na Croácia, um tipo especial de instrumento musical foi construído para aproveitar as ondas do mar.

Trata-se de um tipo de “órgão”, que gera sons captando as ondas e a energia dos ventos do mar Adriático. As notas aleatórias são suaves e harmonizam com a bela vista do lugar.

orgao-musical-na-Croacia_01

Chamado de “mar de órgãos” ou “Morske Orgulje” – como os nativos costumam dizer – foi projetado pelo arquiteto croata Nikola Basic, e só em 2005 foi aberto para o público.

orgao-musical-na-Croacia_02

A água, juntamente com o vento, passa pelo interior das cavidades dos degraus, onde são canalizados gerando o ressoar para formar os sons, que saem nas estruturas mais elevadas.

orgao-musical-na-Croacia_03

orgao-musical-na-Croacia_04

O local é famoso no país por atrair uma imensidão de turistas, que costumam almoçar nas proximidades. Antes, o espaço havia sido atingido e devastado na Segunda Guerra Mundial; era pouco atrativo, porque a reconstrução da cidade de Zadar possuía longos aparatos de concretos, classificados como “feios” pela população.

A “reforma” destes concretos foi justamente para melhorar a estética e qualidade de vida dos habitantes.  Ouça abaixo um pouco da melodia:

Fonte: Bored Panda Foto: Reprodução / Bored Panda

Jornal Ciência