Os 9 fatores a serem considerados para prevenir a doença de Alzheimer

De acordo com um estudo publicado no The Lancet por uma comissão de especialistas, na América Latina o risco de demências como o Alzheimer pode ser reduzido em 56% se os fatores de risco forem controlados

de Redação Jornal Ciência 0

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Manifesta-se com a perda progressiva de memória e outras habilidades cognitivas que interferem na vida diária. Embora se desenvolva mais em pessoas acima dos 65 anos, também pode afetar pessoas mais jovens.

Com o avanço das pesquisas científicas, sabe-se agora que na América Latina o risco de demências como o Alzheimer pode ser reduzido em 56% se 9 fatores forem controlados para sua prevenção.

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Mundial do Alzheimer. Através da análise de diversos estudos, uma comissão de especialistas promovida pela revista The Lancet determinou quais são os fatores que ajudam a prevenir as demências, incluindo a doença de Alzheimer. Para a região da América Latina, identificaram 9 chaves que devem ser levadas em consideração desde a infância, pois o acesso à educação é o primeiro fator que ajuda a reduzir o risco de sofrer do transtorno na vida adulta.

A doença de Alzheimer afeta a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento. O comprometimento da função cognitiva é frequentemente presente, e às vezes precedido pelo comprometimento do controle emocional, do comportamento social ou da motivação.

Em 1901, o psiquiatra alemão Alois Alzheimer foi surpreendido pelos sintomas comportamentais de Auguste Deter, de 51 anos. Seu paciente sofria de perda de memória de curto prazo e alucinações auditivas, e o médico se perguntou por quê. Cinco anos depois, o paciente — que se mudou para uma casa de repouso em Frankfurt — faleceu. Alzheimer guardou o histórico médico e os estudos de seu cérebro e os levou a Munique para trabalhar no laboratório de um pioneiro da psiquiatria, Emil Kraepelin.

Ao fazer a autópsia do cérebro do paciente, o médico observou as placas amiloides e o acúmulo de estruturas fibrilares interligadas nos neurônios. Ele apresentou o caso em uma reunião de psiquiatria, mas o público não prestou atenção nele. Em 1910, Kraepelin começou a falar sobre a “doença de Alzheimer”.

O Dr. Alzheimer nunca suspeitou que seu encontro com o paciente daria início a uma longa corrida internacional para descobrir as causas e desenvolver tratamentos para a demência mais comum.

Dr. Alzheimer morreu em 1915, e o mundo biomédico o reconhece não apenas por sua descrição original de uma doença, mas também por ser um pesquisador clínico. Há décadas se sabe sobre as proteínas Beta-Amiloides e proteína Tau, ambas estão ligadas ao desenvolvimento do Alzheimer, mas ainda há muitos detalhes do processo da doença para entender.

Em 1987, foi lançado o primeiro ensaio clínico sobre a doença. Desde 1998, 100 medicamentos, incluindo uma vacina, foram testados em camundongos, e alguns são indicados hoje para tratar os sintomas. Há uma corrida para encontrar mais pistas sobre a doença e tratá-la porque está previsto que até o ano de 2050 haverá 14 milhões de pessoas com a doença no mundo.

O relatório da Comissão da revista Lancet sobre demência observou que o primeiro fator de risco é a baixa escolaridade das pessoas durante a infância. Esse fator influencia 11% dos casos na América Latina. Os próximos três fatores de risco para Alzheimer são perda auditiva, hipertensão não controlada e obesidade na idade adulta.

Ao longo dos anos, 5 outros fatores de risco são adicionados: consumo de tabaco, desenvolvimento de depressão, não praticar atividade física ou ser sedentário, manter pouca atividade social com outras pessoas e ter diabetes sem tratamento.

Além dos fatores de risco, agora há mais ênfase no fato de os idosos e seus entes estarem vigilantes para um diagnóstico precoce da doença. “A doença pode ser confundida pelo esquecimento que as pessoas têm. É preciso distinguir entre o esquecimento normal e o esquecimento patológico”, comentou o especialista Dr. Ricardo Allegri em entrevista ao Infobae.

No caso de esquecimento normal, a pessoa esquece algo em um momento e se lembra logo depois. Por exemplo, o nome do ator em um filme que mais tarde vem à mente novamente.

“Por outro lado, no esquecimento patológico, a pessoa esquece toda uma situação e não lembra depois. Outro sinal precoce pode ser desorientação em um lugar familiar. Outras situações a se prestar atenção é que as pessoas começam a repetir perguntas e comentários e esquecem que já perguntaram”, disse Allegri. Nestes casos, é importante consultar um médico para fazer um exame completo.

Também pode acontecer que a pessoa com sintomas de um distúrbio cognitivo negue o problema. Por isso, há pacientes com Alzheimer que procuram a consulta porque seus familiares ou companheiros começam a reclamar porque cometem mais erros, têm ansiedade, entre outras situações.

Enquanto isso, o Dr. Juan Alberto Ollari, coordenador do Centro de Neurologia Cognitiva do British Hospital, de Buenos Aires, disse que desde o ano passado a pandemia de coronavírus acrescentou mais obstáculos tanto para a prevenção da doença de Alzheimer quanto para sua detecção precoce.

“Com o lockdown do ano passado, houve mais isolamento social das pessoas, que é um dos fatores de risco para as demências. Também era mais difícil controlar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Em outras palavras, tem sido mais sedentário”, disse o Dr. Ollari.

O Dr. Ollari ainda citou que a melhor saída é seguir uma dieta mediterrânea, baseada em mais frutas e vegetais em geral com menos alimentos industrializados e processados. Fazer atividades físicas é fundamental, além de conhecer novas pessoas para aumentar a socialização.

Fonte(s): Infobae Imagens: Reprodução / Lightspring / Shutterstock

Jornal Ciência