5 Aspectos bíblicos que já foram comprovados pela Ciência

de Merelyn Cerqueira 0

Indo além dos vínculos religiosos, o conteúdo disposto na Bíblia Sagrada, para muita gente é tido como verídico, enquanto que outra parcela da população não acredita em boa parte dela. O fato é que, conforme a Ciência avançou, conseguiu comprovar histórias de alguns dos relatos descritos no livro. Confira 5 delas abaixo, de acordo com uma lista divulgada pela Galileu com base em informações da Listverse.

1 – Arca de Noé

a-arca-de-noe

Em 2014, quatro alunos de Física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, investigaram quais as possibilidades da arca de Noé flutuar carregando um par de cada espécie animal. As análises foram feitas de acordo com teorias físicas e os relatos encontrados da Bíblia.

Primeiro, o grupo converteu os “cúbitos” (medida utilizada na Bíblia) para centímetros. Foi determinado que: 1 cúbito correspondia a 48 centímetros. A partir deste raciocínio, foi estabelecido que a arca teria cerca de 145 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 metros de altura.

A arca teria sido feita de um material chamado “madeira de Gofer”, cuja densidade é semelhante ao cipreste – utilizada pelos estudantes. Eles descobriram que, enquanto vazia, a arca pesaria cerca de 1,2 milhão de quilos. Logo, para que pudesse flutuar, a densidade dela teria de ser menor do que a da água.

Com base em outras análises e pesquisas, eles concluíram que a embarcação poderia carregar 51 milhões de quilos, ou seja, cientificamente falando, a arca de Noé seria capaz de suportar um casal de cada espécie existente em tal época.

2 – A pedra de Pôncio Pilatos

{{en|1=Caesarea maritima, Stone with engravement of the name of Pontius Pilatus 2nd Line: ...vs Pilatvs}} {{de|1=Caesarea maritima, Stein mit dem Namen des Pontius Pilatus 2. Zeile: ...vs Pilatvs}}

Em 1961, enquanto realizavam escavações em um teatro antigo construído do Herodes, o Grande, na região da Cesareia, Israel, uma equipe de arqueólogos descobriu uma pedra que posteriormente foi associada ao personagem bíblico, Pôncio Pilatos. Isso porque, o objeto de fato possuía uma inscrição lateral que dizia: “Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, a dedica”. Tal objeto foi tido com a primeira evidência física de Pilatos.

3 – O Reservatório de Siloé

O Reservatório de Siloé

Após curar um cego de nascença, Jesus lavou os olhos do homem nas águas de um lugar chamado Reservatório de Silóe, segundo informações presentes no livro de João, na Bíblia. Contudo, a Ciência acreditava que João não estava se referindo a um local de verdade, mas apenas ilustrando um conceito religioso.

No entanto, em 2005, um grupo de encanadores acabou esbarrando em uma reserva de água localizada na Cidade Velha de Jerusalém. De acordo com o especialista James Charlesworth, o reservatório era o mesmo descrito por João na Bíblia, já que estava exatamente no local descrito pelo apóstolo.

4 – A parede de Salomão

A-parede-de-salomao

No Primeiro Livro dos Reis, no Antigo Testamento, é dito que o rei Salomão ordenou a construção de uma muralha em Jerusalém. Assim, em uma escavação conduzida pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em 2010, um grupo de arqueólogos encontrou uma parte dessa construção, que possuía 70 metros de comprimento e 6 metros de altura. Além da muralha, ainda foram encontradas uma guarita de segurança e uma torre.

5 – Cidadela da Primavera 

a-cidadela-da-primavera

A Cidade de Davi é tida como o principal sítio arqueológico de Jerusalém. Assim, após 20 anos de escavações realizadas, arqueólogos encontraram nela a Cidadela de Primavera, que, de acordo Oriya Dasberg, diretor de desenvolvimento do local, “foi construída para salvar e proteger a água da Fonte de Giom dos inimigos que queriam conquistar as cidades, bem como proteger as pessoas que queriam beber da água e voltar para a cidade”.  Os arqueólogos também acreditam que tal estrutura foi a mesma utilizada para a unção de Salomão como rei.

[ List Verse ] [ Fotos : Reprodução / List Verse / Wikipedia ]

Jornal Ciência