TOP 4 dos venenos mais utilizados por assassinos

de Redação Jornal Ciência 0

Em filmes, séries e até mesmo novelas, estamos acostumados a ver assassinos usando venenos para acabarem com suas vítimas. Logo, é de conhecimento geral a existência de inúmeras substâncias tóxicas e com potencial letal. 

Dito isso, na lista abaixo, apenas para efeito de curiosidade, você confere quatro dos venenos mais utilizado por assassinos e seus terríveis efeitos.

1 – Ricina

veneno-

Em 1979, o dissidente búlgaro George Markov, morreu quatro dias depois de ser atacado por um homem com um guarda-chuva. No entanto, a pessoa que lhe atacou tinha uma arma de ar comprimido escondida entre o objeto, que disparou um pequeno projétil carregado com ricina.

Embora a bala não o tenha matado, o veneno o fez. A ricina é uma proteína presente dentro das sementes da mamona (Ricinus communis L.), e é considerada extremamente tóxica. Uma dose mínima pode matar um homem adulto. 

Ela impede que o corpo sintetize proteínas essenciais para a vida, fazendo com que a vítima entre e choque e morra poucos dias após a entrada do veneno no corpo. 

Atualmente há um antídoto eficaz para esse tipo de envenenamento. No entanto, ele precisa ser administrado nas primeiras 24 horas após o contato.

2 – Arsênico

veneno-2

Membro da tabela periódica, o arsênico é um elemento extremamente tóxico. Durante a Idade Média foi amplamente utilizado como veneno porque seus sintomas são semelhantes aos de uma infecção de cólera, portanto, o assassino poderia facilmente sair impune. Em doses elevadas, produz vômitos, sangramento, convulsões e, por fim, a morte. 

A forma utilizada como veneno é um pó branco, insípido e inodoro. Por um longo tempo, o arsênico foi chamado de “o rei dos venenos” e acredita-se que Napoleão tenha morrido por sua causa.

3 – Estricnina

veneno-3

Trata-se de um alcaloide cristalino encontrado em forma de pó branco e solúvel, frequentemente utilizado como pesticida.

No entanto, se consumido em doses elevadas, pode provocar insuficiência respiratória, contração dos músculos do peito (causando asfixia), agitação e convulsões, levando à morte cerebral.

Diz-se que o comandante Oskar Dirlewanger, da S. S., durante o período nazista injetava doses de estricnina em judeus apenas para vê-los convulsionar até a morte.

4 – Cianeto de hidrogênio

veneno-4

Também chamado de ácido cianídrico, em estado puro e líquido é altamente venenoso e volátil. Possui um odor parecido ao de amêndoas estragadas, mas nem todas as pessoas são capazes de detectá-lo. 

A concentração de 300 partículas por milhão no ar pode matar uma pessoa em segundos. Este foi o principal componente do Zyklon-B, usado pelos nazistas dentro das câmaras de gás.

Em alguns estados dos EUA, este veneno é comumente utilizado para aplicação de penas de morte. Ele produz asfixia dentro das células e, como o coração e cérebro são os órgãos que mais necessitam de oxigênio, a morte ocorre de forma relativamente rápida.

Fonte: Super Curioso Fotos: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência