TOP 27 raças raras de cães que provavelmente você não conhece

de Gustavo Teixera 0

Sobreviver 10 mil anos atrás era muito difícil. Os humanos e os animais disputavam alimentos. Um animal com que os seres humanos não brigavam por comida eram os lobos, pois eles fugiam quando avistavam um humano. Com a evolução, os lobos se adaptaram para viver com os humanos, e com o passar dos anos, evoluíram e chegaram à forma de cachorro que conhecemos hoje. Mas, existem raças muito distintas e incríveis. Confira 27 raças surpreendentes de cães:

 

1 – Mastiff Tibetano

racas-de-caes_1

O Mastiff Tibetano é usado para proteger mosteiros e casas no Tibete. Eles possuem pelo grosso para sobreviver às temperaturas excessivamente baixas da Ásia Central.

 

2 – Dandie Dinmont Terrier

racas-de-caes_2

Originário da Escócia, o Dandie Dinmont Terrier surgiu no ano de 1700. Com aparência única, essa raça é uma mistura de Skye Terrier com Scotish Terrier.

 

3 – Leonberger

racas-de-caes_3

Esta raça gigante, peluda e macia, é resultado do cruzamento entre São Bernardo e uma raça de cachorro dos Pirineus, uma cordilheira no sudoeste da Europa.

 

4 – Cão de Água Português

racas-de-caes_4

Originalmente criados na costa de Portugal, essa raça é hábil quando está na água. Eles eram usados para espantar peixes, fazendo com que entrassem na rede de pesca. Por ser uma raça raríssima, na década de 30, um comerciante português rico começou um programa de procriação para evitar a extinção.

 

5 – Löwchen

racas-de-caes_5

Em alemão Löwchen, significa “Pequeno Leão”. De 1442, essa é uma das raças mais raras do Planeta.

 

6 – Griffon de Bruxelas

racas-de-caes_6

Com uma expressão quase humana, o Griffon de Bruxelas é descendente de terrier. Esse cão belga é usado para caçar roedores.

 

7 – Canis Lupus Hallstromi

racas-de-caes_7

Essa raça viveu completamente isolada por 30.000 anos e só foi descoberta após uma excursão pelas montanhas de Papua Nova Guiné em 1950. Eles são conhecidos por gostarem de uivar, e quando encontram mais cães dessa raça, uivam juntos em tons diferentes. Fora do ambiente selvagem, só existem 100 cães dessa raça, pois por passarem muito tempo isolados, não é comum que vivam com humanos.

 

8 – Xoloitzcuintli (Cão Calvo Mexicano)

racas-de-caes_8

Podendo ser localizada no México, a espécie surgiu há 3.000 anos. Além disso, essa raça é muitas vezes retratada em artes das civilizações antigas como Asteca, Tolteca e Colima.

 

9 – Czechoslovakian Vlcak

racas-de-caes_9

Essa raça é uma junção de pastor-alemão com lobos e foi descoberta somente em 1955.

 

10 – Bergamasco Shepherd

racas-de-caes_10

Criados para viver nas baixas temperaturas dos Alpes, esses cães desenvolveram uma pelagem grossa. Essa é uma raça gentil, obediente, e forma laços estreitos com seus donos.

 

11 – Grande basset griffon da Vendeia

racas-de-caes_11

Esses cães de patas curtas eram usados por aristocratas franceses nas viagens de caça.

 

12 – Lancashire Heeler

racas-de-caes_12

Essa raça foi criada para manter o gado agrupado, pois possui os mesmos instintos que seus antepassados pastores.

 

13 – Mudi

racas-de-caes_13

Nativos da Hungria, esses cães são extremamente raros. Eles são conhecidos por serem corajosos, amorosos e inteligentes.

 

14 – Pequeno Cão Russo

racas-de-caes_14

Essa raça era escolhida para ser companheira de pessoas que faziam parte da aristocracia Russa.

 

15 – Cão-Pastor-do-Cáucaso

racas-de-caes_15

Essa raça da Geórgia é usada para proteger animais e humanos de lobos.

 

16 – Spitz dos Visigodos

racas-de-caes_16

Essa raça foi originalmente criada para pastorear o gado na Escandinávia, bem como capturar vermes.

 

17 – Cuvac eslovaco

racas-de-caes_17

Essa raça defendeu por anos rebanhos de animais na Eslováquia, hoje ela defende seus companheiros, sendo humanos ou não.

 

18 – Mastim Napolitano

racas-de-caes_18

Há mais de 2.000 anos, o Mastim Napolitano nasceu na região sul da Itália. Antigamente, eles eram usados nas arenas romanas e atualmente são indispensáveis na polícia.

 

19 – Bedlington Terrier

racas-de-caes_19

Não, ele não é um cordeiro. Surpreendentemente, esses cães adoráveis têm mandíbulas fortes e foram criados para matar ratos e lutar contra outros cães, antes da prática ser proibida.

 

20 – Boiadeiro da Flandres

racas-de-caes_20

Eles foram originalmente criados por monges belgas. Sua ética e lealdade aos seres humanos permanecem, com um histórico de encontrar soldados feridos durante as Guerras Mundiais. A lenda diz que um desses animais mordeu a mão de Adolf Hitler.

 

21 – Otterhound

racas-de-caes_21

Foram criados no Reino Unido durante século 19 para caçar lontras. Quando os números da lontra no Reino Unido caíram, permaneceram somente 1.000 Otterhounds ao redor no mundo.

 

22 – Cão leopardo de Catahoula

racas-de-caes_22

Foram os primeiros cães a serem criados na América do Norte e foram utilizados na caça e pastoreio.

 

23 – O Lapphund

racas-de-caes_23

Lapphunds pastorearam renas na Lapônia por mais de 7.000 anos. Estes cães elegantes têm corações extremamente grandes e são incrivelmente raros: há apenas 5 a 10 nos Estados Unidos.

 

24 – Saluki

racas-de-caes_24

Saluki é uma das raças as mais velhas do Planeta, datando de 6000 a.C. Sua beleza era tão reverenciada no Antigo Egito que muitos foram mumificados ao lado dos faraós. Nas regiões muçulmanas, o Saluki era considerado nobre, enquanto outros cães eram vistos como impuros.

 

25 – Cão de ursos da Carélia

racas-de-caes_25

Em sua pátria na Finlândia, estes cães de caça são considerados um tesouro nacional. Como o nome sugere, estão acostumados a caçar ursos e atrair a atenção do animal, enquanto um humano se prepara para matá-lo. Se treinados corretamente, também podem ser membros leais e obedientes da família.

 

26 – Catalburun

racas-de-caes_26

Catalburuns são bastante desconhecidos fora da Turquia é uma das três raças com nariz rachado.

 

27 – Cão de crista chinês

racas-de-caes_27

Eles são calvos exceto seus pés, cabeça e cauda. O que lhes falta em pelo é compensado em personalidade. Eles exigem cuidados especiais, especialmente no frio ou calor extremos.

[ Distractify ] [ Fotos: Reprodução / Distractify ]

Jornal Ciência