Muco verde em seu catarro é sinal grave de infecção?

de Merelyn Cerqueira 0

Quanto você tem uma doença respiratória ou é acometido por um resfriado, pode notar ao assoar o nariz que seu muco (ou catarro) terá uma gama de diferentes cores.

Apesar de alguns médicos sugerirem que as secreções verdes ou amareladas sejam sinais de infecção, de acordo com informações do professor associado de Ciências Moleculares e Biomédicas, John Turnidge, da Universidade de Adelaide, na Austrália, isso não passa de um mito.

Segundo um artigo do professor publicado na The Conversation, ainda não está clara a origem de tal informação, mas é provável seja apenas um mal-entendido associado à aparência e à cor do pus.

Como você deve saber, o pus sinaliza a presença de bactérias nocivas em uma região – como o estafilococo aureus em um folículo piloso, que resultará em um furúnculo. Mas, no caso das doenças respiratórias, a cor do muco é alterada pela à ação das células brancas no sangue.

Assim, durante uma infecção viral, o revestimento das células respiratórias é danificado, provocando o excesso de produção de muco. O que é seguido pela chegada de células brancas do sangue – responsáveis por limpar os detritos celulares.

Resfriado comum

O resfriado comum é a causa mais generalizada das infecções respiratórias, e é sempre causado por vírus – especialmente pelo rinovírus.

Logo, em um caso típico, a infecção se inicia com uma irritação nas vias nasais, que logo progride para a produção excessiva de muco e o consequente “nariz escorrendo”.

Ao longo dos dias, esse muco se torna cada vez mais espesso, ficando amarelo ou verde à medida que os neutrófilos – células que ajudam a combater infecções – aparecem.

No entanto, essa cor amarela ou verde é apenas uma parte natural de todo o processo da infecção e mostra que o sistema imunológico está em pleno funcionamento para combater a doença e impedir que as bactérias prevaleçam.

Ao contrário da crença popular de que essa fase é a mais contagiosa do resfriado – que na verdade é no momento da “coriza” – quando o muco está mais espesso e com tais colorações, a possibilidade da propagação da infecção é baixa, devido à pequena presença do vírus. Logo, os antibióticos – que trabalham para combater infecções bacterianas – não ajudam a combater um resfriado comum.

Sinusite

É muito comum as pessoas confundirem a presença do muco verde com sinusite. No entanto, essa condição se aplica estritamente aos seios respiratórios da face, que são anatomicamente diferentes das vias nasais (óstios).

Em um caso de rinossinusite aguda, os revestimentos das vias nasais e dos seios da face são infectados com o vírus, produzindo o muco excessivo. Por ser estritamente viral, os antibióticos aqui também não têm qualquer benefício, independentemente da cor do muco.

No entanto, a verdadeira sinusite aguda promove um bloqueio na comunicação das vias nasais com os seios da face, o que faz com que haja a retenção de bactérias nocivas nesta última.

Bem como um resfriado prolongado, os sintomas incluem febre, dores, sensibilidade nos seios da face, incômodo nos ouvidos e garganta, podendo durar por pelo menos sete dias. Neste caso, o tratamento requer a administração de antibióticos.

Bronquite aguda

Outra condição frequentemente associada ao muco verde é a bronquite aguda. O processo inflamatório é idêntico ao da rinossinusite, podendo ocorrer em conjunto ou em sequência da mesma infecção viral.

O primeiro sintoma da bronquite aguda é a tosse. Como o muco é produzido em excesso, a tosse irá se tornar produtiva graças à expectoração, eliminando o muco de cor clara ou branca. Ao longo dos dias, as células brancas agirão como parte do processo inflamatório e mudarão essa cor para amarelo ou verde.

No último caso, os antibióticos também não fornecerão benefícios, independentemente da cor do muco.  

Fonte: IFL Science Foto: Reprodução / Jornal A Tribuna – autoria não identificada

Jornal Ciência