Tossir ou espirrar com catarro faz parte dos sintomas de quem está resfriado. Mesmo sendo um pouco nojento, esse material pegajoso revela pistas importantes sobre sua saúde

Dra. Sarah Brewer, médica inglesa na especialidade de clínica geral, juntamente com o médico Dr. Ash Husain, do Spire Bushey Hospital, deram entrevista ao jornal britânico Daily Mail, comentando sobre o tema para tirar as principais dúvidas dos pacientes sobre a aparência do catarro.

Segundo ela, a coloração e o aspecto podem fornecer indicadores do quão bem seu corpo está lidando com o resfriado ou infecção respiratória e isso é importante para orientar os profissionais de saúde.

“O fato de você estar com o nariz escorrendo ou expulsando catarro mostra que seu corpo está lutando contra uma infecção, e esperamos que ele a elimine. Além disso, a cor do seu catarro pode revelar a gravidade da infecção. Se é muito colorido, como verde, marrom ou manchado de sangue, é aconselhável procurar um médico, explica a Dra. Brewer.

Por mais nojento que possa parecer, ele realmente nos protege, mantendo nossos pulmões, vias aéreas e passagens nasais úmidas. Por ser pegajoso, ele aprisiona partículas do ar que respiramos, como partículas alérgicas, como pólen, poluição, poeira, pelos, fiapos e impede que elas cheguem aos pulmões.

Todos nós produzimos catarro o tempo todo, ele é naturalmente produzido pelo revestimento nasal para ajudar a limpar o nariz. Mas, através da cor de seu catarro, você pode conferir o quão saudável seu corpo está. Veja abaixo alguns indicativos apontados pela médica.

Branco

Isso significa que os tecidos do nariz incharam, de modo que o muco não pode se mover através de suas passagens nasais tão rapidamente como de costume. Torna-se mais espesso e um pouco mais escuro devido aos baixos níveis de umidade. 

Se você tosse e solta um catarro na cor branca, isso pode significar que você tem infecção do trato respiratório superior, como um resfriado, ou uma alergia, que pode ser causado por sinusites congestionadas.

Amarelo ou Verde

Se o catarro tem uma consistência espessa e é bastante escuro, sugere que você tem uma infecção viral ou bacteriana. Isso pode ocorrer em seu trato respiratório inferior, se você está tossindo e escarrando substâncias dos pulmões. O amarelo escuro ou mesmo a cor verde ocorre quando os glóbulos brancos estão lutando contra a infecção. 

“Em pessoas saudáveis, as secreções amarelas e verdes são geralmente desencadeadas por uma infecção por vírus”, explica o Dr. Ash Husain, do Spire Bushey Hospital, na Inglaterra.

“Fumantes com doença pulmonar crônica produzindo mais do que a quantidade usual de catarro, muito grosso, e mudanças de cor para amarelo ou verde, sugerem uma infecção séria. Consulte o seu médico, pois você pode precisar de antibióticos”, completou o Dr. Husain.

Rosa ou Vermelho

Isso pode ser um sinal de que você tem líquidos nos pulmões, uma condição chamada edema pulmonar. As pessoas que sofrem desse mal têm catarro espumoso rosado muito característico. “Esta é a cor mais importante em termos de preocupação”, disse Dr. Husain

Se seu catarro estiver com a coloração alaranjada, manchada de vermelho (sangue) ou aspecto de “enferrujado”, você deve consultar urgentemente um profissional de saúde. Quando o catarro tem cor de “sangue vivo”, ou seja, um tom de vermelho muito brilhante, pode ser causado pela tosse em si ou por uma infecção no tórax. Muitas vezes acontece em pessoas idosas que fumam.

No entanto, uma ligeira mancha de sangue no muco não é, geralmente, motivo de preocupação se você estiver com resfriado ou bronquite. Geralmente, o sangue é causado por uma irritação ao assoar o nariz em excesso, por ter machucado a mucosa nasal ou por uma irritação.

Mas, os médicos alertam que, se você não estiver resfriado, é aconselhável procurar um médico caso encontre cor de sangue no catarro, especialmente se possuir outros sintomas como tosse persistente, perda de peso ou febre.

Marrom

Você provavelmente tem mais chances de ter este tom se for fumante diário, usando grandes quantidades de tabaco. Catarro de cor marrom pode ser causado por sangue seco de sangramentos do nariz. Também pode ser provocado pela poluição do ar ou por expelir alcatrão acumulado da fumaça do cigarro

Portanto, da próxima vez que estiver resfriado ou gripado, fique atento com a coloração do catarro que estiver expelindo, pois ele pode ser um bom indicador de seu estado de saúde, além de ajudar a entender quando é imprescindível buscar ajuda médica.

Fonte(s): Daily Mail Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais Foto(s): Reprodução / Health Jade

Jornal Ciência