Homem perde um olho após lente de contato ser infectada por parasita

de Julia Moretto 0

Andrew Carthew, de 59 anos, de Wadebridge, em Cornwall, acordou com o olho esquerdo lacrimejando em junho do ano passado. Foi então que ele acreditou estar com conjuntivite. Porém, na noite seguinte, devido à dor e à sensibilidade à luz, ele foi diretamente para o hospital.

Ele foi diagnosticado com uma infecção ocular comum. Após um mês, sem apresentar melhoras, ele foi diagnosticado com ceratite por acanthamoeba, uma infecção causada por uma ameba – parasita encontrado em quase toda a água do solo, doce e salgada. “Há cerca de seis a oito semanas, eu estava em uma sala escura com óculos de sol e saí somente para ir ao hospital. Você não acreditaria que uma infecção ocular pode ser tão debilitante”, comentou Carthew.

homem-perde-olho_01

A infecção prospera onde o calcário e as bactérias estão presentes. Usuários de lentes de contato estão em maior risco caso limpem suas lentes ou caixas de lente com água da torneira ou se nadam ou tomam banho com elas. Isso significa que o parasita pode ficar preso entre a lente e o olho, permitindo o contato com o globo ocular.

A grande maioria das vítimas – cerca de 85 por cento – é de pessoas que usam lentes de contato. Cerca de um em 50.000 usuários de lentes de contato do Reino Unido são afetados anualmente pela condição, mas apenas uma minoria perde a visão. Carthew não limpava suas lentes com água, mas especialistas acreditam que o parasita pode ter sido transferido através da contaminação em seu dedo.  

O tratamento para salvar sua visão durou meses e incluiu noites no hospital para administrar colírio de hora em hora e um transplante de córnea de emergência no início de novembro. Porém, a infecção retornou depois do Natal e progrediu para a parte traseira do olho. Durante a Páscoa a infecção apresentava graves riscos, e os cirurgiões não tinham outra escolha a não ser remover o olho. “Foi um processo gradual, no prazo de seis semanas eu perdi a visão de um olho”, lamenta.

Eu estou um pouco deprimido, você tenta se manter otimista, mas ao longo de todo o processo, eu tive episódios de me sentir muito para baixo. Mas se eu não tivesse o olho removido, poderia ter morrido”, explicou Carthew. “Meu consultor disse que eu fui a primeira pessoa a ter perdido meu olho por um problema causado há 15 anos”.

Atualmente, Carthew busca conscientizar os usuários de lente sobre possíveis infecções. “Eu só quero trazer isso a público para as pessoas estarem cientes de que uma doença terrível pode afetá-los”.

Uma pessoa que eu conversei parou de usar lente depois de ouvir o que eu já passei. Eu acho que profissionais precisam dizer às pessoas que as infecções podem acontecer”. 

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência