Verme bizarro é registrado andando dentro do olho de uma mulher

de Merelyn Cerqueira 0

Um vídeo publicado no site LiveLeak.com, pelo usuário Zerofuxgiven, mostra o momento em que um médico analisa o olho de uma paciente e encontra um pequeno verme branco se contorcendo dentro da pupila.

Identificado como um nematódeo (lombriga), ele foi visto pela primeira vez se movendo na parte inferior da íris antes de viajar para a pupila. A paciente, que parece não estar sentindo dores, pisca ocasionalmente enquanto o médico continua a analisar o olho.

Segundo informações da Medical Daily, infecções oculares por nematoides (há mais de 15.000 espécies conhecidas) são umas das principais causas de cegueira em muitas partes do mundo. Os vermes geralmente chegam ao olho após a ingestão de carne malcozida e infectada, contato com fezes ou água contaminada por seres humanos ou animais. A maioria dos nematoides são transmitidos por insetos. Quando uma pessoa é picada, as larvas penetram a pele pela mordida. Dentro do corpo, crescem e viajam pelo tecido do hospedeiro até chegar ao olho.

De acordo com Mark Viney, biólogo especializado em nematoides, os vermes são capazes de viver no olho porque, como parasitas, evoluíram para viver dentro de outros animais, alterando a resposta imune do hospedeiro para aumentar as chances de sua própria sobrevivência. Estes vermes secretam moléculas que interagem com outras do sistema imunológico do hospedeiro, alterando-as.

As infecções podem ser tradas com medicamentos antiparasitários ou cirurgia. Segundo a descrição apresentada junto ao vídeo em questão, a mulher precisou ter a conjuntiva cortada para que o humor aquoso fosse drenado por um tubo de vácuo.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / LiveLeak ] 

Jornal Ciência