Conheça o verme Bobbit, uma criatura bizarra das profundezas do oceano

de Gustavo Teixera 0

Todos nós sabemos que o oceano é um lugar misterioso, abrigando predadores estranhos e formas de vida inusitadas, mas este verme marítimo está chamando a atenção.

Conhecido como verme Bobbit (Eunice aphroditois), ele é um dos maiores da classe Polychaetes (poliqueta) do mundo, e pode crescer até 3 metros de comprimento.

verme-bobbit_03

Com uma coloração difícil de ser classificada, mas que vai do roxo ao marrom passando pelo vermelho, o verme é encontrado em águas do Oceano Indo-Pacífico. Ele vive escondido no fundo do mar em profundidades de 10 a 40 metros e não pode ver, mas tem cinco antenas que usa para detectar sua presa.

verme-bobbit_02

Assim que suas antenas são perturbadas, ele detecta uma sombra pesada acima, e arrebata a presa usando um aparelho de alimentação complexo chamado faringe. As mandíbulas na extremidade da faringe são afiadas e fortes. O anelídeo às vezes corta sua presa pela metade e armazena os restos dentro de sua toca para refeições posteriores.

Em 2009, pesquisadores japoneses encontraram um deles medindo aproximadamente 3 metros e pesando 433 gramas, tornando-se um dos maiores exemplares já vistos. O verme ganhou este nome de “Bobbit” devido ao incidente da família Bobbitt de 1993, que no caso, a mulher da família, Lorena Bobbitt cortou quase metade do pênis de seu marido usando uma faca. Um fotógrafo submarino decidiu batizar o verme assim devido à semelhança de como ele corta suas presas. Conheça um pouco mais sobre esse bizarro animal:

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência