Rímel velho pode causar infecções oculares graves. Saiba o tempo certo para jogar fora suas maquiagens!

de Merelyn Cerqueira 0

Se você é do tipo colecionadora, que gosta de ostentar um nécessaire cheia de maquiagem, temos péssimas noticiais: você precisa se livrar dos produtos mais antigos.

Aqui vão três motivos para te ajudar a tomar essa decisão: em primeiro lugar, tudo que entra em contato com as suas mãos e rosto torna-se um verdadeiro festival de bactérias; em segundo lugar, se o produto está com a validade vencida é hora de jogar fora.

Porém, existem exceções. Batons, brilhos e protetores labiais podem durar mais de um ano, isso se você não os usou enquanto estava com uma infecção nos lábios ou herpes, por exemplo. Se isso aconteceu, você pode se livrar deles imediatamente. Você não vai querer ficar prolongando a infecção ou passando ela por aí.

De acordo com a revista Mental Floss, aqui está o tempo de vida útil de alguns dos produtos de beleza mais utilizados:

Base: 6 meses

As bactérias adoram ambientes úmidos, por isso, quanto mais líquido o produto é, mais rápido você deve jogá-lo fora. Você pode conseguir usar pós compactos por até um ano (se não começarem a mudar de cor ou cheiro, se isso acontecer, livre-se dele e limpe os pincéis), porém as bases em creme e as líquidas devem ser descartadas em até seis meses. Para manter esse controle de datas, o ideal é que você coloque etiquetas marcando a data da abertura de cada produto.

Sombra: 6 meses a 1 ano

Um ano é o limite. Porém, para as sombras em creme (que você aplica com o dedo), devem ir para a lixeira mais cedo. Aliás, depois de um ano, a consistência da sombra já não será mais a mesma e ela não estará tão boa. Sendo assim, você pode fazer esse pequeno favor a sua pele e descartar aquela sombra antiga do estojo de maquiagens ou higienizar muito bem seus dedos antes de tocar o produto.

Esmalte: 1 ano

maquiagem-esmalte

Se você é do tipo colecionadora de esmaltes, já reparou que os mais antigos começam a endurecer com o tempo, dependendo da qualidade. Então não há motivos para ficar guardando. Eles começam a autodestruição no momento em que você abre o frasco. O tempo de vida dele, de acordo com a Mental Floss, é de um ano, depois disso, é hora de jogar fora.

Máscara/Rímel: 3 a 6 meses

Quando o assunto é o olho, a política de tolerância tem que ser zero. O rímel velho pode causar aglutinação do produto nos cílios, deixando com aquela desagradável aparência de “patas de aranha” ou até mesmo causar infecções oculares, como conjuntivite.

Blush: 1 ano

Se o blush for em pó, pode durar até um ano se você limpar regularmente os pincéis. Se for uma versão em creme ou gel, o tempo de vida dele é seis meses.

Creme hidratante: 1 ano

Se você comprou aquela embalagem gigante e ela já está prestes a completar um ano, então se apresse. O mesmo vale para o protetor solar, que pode perder suas propriedades protetoras em um prazo de 12 meses após a abertura. Lembrando que o filtro solar é necessário e recomendado para uso diário.  

Delineador (lápis de olho): 4 a 6 meses

Assim como o rímel, é arriscado guardar um delineador por tanto tempo. Se você tem o costume de usar a versão líquida diariamente, este não será um problema, as embalagens costumam ser pequenas. Se esse não é o caso, saiba que um delineador muito velho pode causar uma infecção ocular grave. Sendo assim, é melhor comprar logo um novo.

É importante salientar que a revista citou o tempo de uso baseando-se nos produtos vendidos na Europa e em outras localidades, onde a forma de classificar a validade é diferente da encontrada no Brasil. Mas, além disso, é importantíssimo prestar atenção nas características das maquiagens, visto que dedos sem higienização correta bem como pincéis com grande proliferação de bactérias, pode contaminar suas maquiagens e lhe trazer prejuízos futuros!

[ Mental Floss ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia / Wikipédia

Jornal Ciência