Misteriosa hepatite de causa desconhecida mata 11 crianças nos EUA com 296 casos relatados

O surto de hepatite de causa desconhecida já matou 11 crianças nos EUA e hospitalizou centenas de outras; 18 precisaram de transplante de fígado, diz novo relatório do CDC

de Redação Jornal Ciência 0

A hepatite aguda de causa misteriosa continua atingindo crianças e fez novas vítimas nos EUA, de acordo com informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças — CDC.

Houve 296 casos relatados de hepatite de causa desconhecida em 42 localidades do país, entre crianças menores de 10 anos entre 1º de outubro de 2021 e 15 de junho de 2022.

Quase 90% das crianças precisaram de hospitalização, 18 precisaram de transplante de fígado e 11 crianças morreram, de acordo com o relatório oficial divulgado pelo CDC nesta segunda-feira (27/06), diz o jornal The Sun.

O relatório descobriu que a maioria dos casos ocorreu em crianças menores de 5 anos. Crianças hispânicas ou latinas, seguidas por crianças brancas não hispânicas, foram as mais afetadas, de acordo com o relatório.

Os casos de hepatite desconhecida intrigam os médicos porque a maioria das crianças (56%), que ficaram doente, não frequentou nenhuma creche ou escola.

A Covid-19 não parece ter sido culpada nestes casos registrados e divulgados pelo CDC, pois apenas 26% das crianças internadas tinham ou tiveram infecções por Covid-19 anteriormente.

A vacina contra a Covid-19 também não parece ter nenhuma conexão com os casos de hepatite, já que apenas 4% das crianças internadas foram vacinadas.

A causa do surto é desconhecida no momento, no entanto, o elo mais forte seria com o adenovírus — vírus que foi encontrado em 224 pacientes entre os 296 citados.

O adenovírus é um grupo de vírus, comum entre as crianças, que causa várias doenças, incluindo doenças respiratórias e infecções oculares. O CDC afirma que o adenovírus nunca foi uma causa conhecida de hepatite em crianças saudáveis.

“A recente identificação de adenovírus em amostras de vários casos levanta a questão de saber se um novo padrão de doença está surgindo nesta população”, afirma o CDC em seu relatório.

A hepatite infantil desconhecida tornou-se uma preocupação global em abril deste ano. Desde outubro de 2021, os relatórios mostraram 920 casos prováveis ​​em 33 países em todo o mundo, dos quais 45 crianças precisaram de transplantes de fígado e 18 morreram.

A OMS disse que a Europa registrou metade dos casos prováveis, incluindo 267 do Reino Unido, enquanto um terço dos casos prováveis ​​eram dos Estados Unidos.

Dr. David Sugerman, médico da Divisão de Doenças Virais do CDC e autor do relatório, disse à NBC que a insuficiência hepática aguda em crianças não é bem compreendida, e cerca de 30% dos casos historicamente não têm causa conhecida.

“É possível que o adenovírus tenha sido uma das causas desses casos que não foram detectados anteriormente”, explicou o Dr. Sugerman.

Fonte(s): The Sun Imagens: Reprodução / The Guardian

Jornal Ciência