Aprenda a desintoxicar o fígado de forma natural sem medicamentos

de Gustavo Teixera 0

Não é somente o consumo excessivo de álcool que pode danificar o fígado. Médicos chamam de esteatose hepática o que popularmente se chama de fígado gordo não alcoólico, mal que acomete aqueles que possuem algum problema no órgão mesmo sem terem ingerido uma gota de álcool. 

Essa condição é um acúmulo de gordura no fígado, e pode ser agravada se a pessoa estiver acima do peso, com diabetes, colesterol elevado e hipertensão.

Muitas vezes, ela não apresenta sintomas distintos, dificultando sua identificação. Mas, algumas coisas podem levar a sua identificação como por exemplo, fadiga, mal-estar, perda de peso e dor na parte direita do abdômen. Para combater o problema, existem algumas alternativas naturais. Confira:

1 – Exercício

exercicios_01

Praticar exercícios físicos é bom para evitar o acúmulo de gordura que pode fazer esta doença surgir. De acordo com algumas pesquisas, a prática de exercícios ajuda a melhorar a função hepática.

2 – Dieta com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico aponta com que velocidade um alimento que tem carboidratos aumenta a glicose no sangue. Ingerir alimentos com o índice glicêmico menor do que 55, como por exemplo,vegetais, ovos, cebola, feijão, alho, maçã, pera, brócolis, couve, repolho, cenoura, alcachofra e folhas verdes, pode ajudar a evitar essa condição.

3 – Chá de cardo-mariano

Tomar um chá da planta cardo-mariano (espécie Silybum marianum) previne muitos problemas no fígado. Ele possui propriedades em sua composição que protegem o fígado e ajudam no processo de desintoxicação. Sempre consulte seu médico e/ou farmacêutico antes de qualquer ingestão. 

4 – Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão estimula a função do fígado responsável pela desintoxicação da gordura acumulada. É recomendado tomar três xícaras deste chá por dia, num período de três semanas.

5 – Açafrão-da-terra

acafrao_01

O açafrão-da-terra é um alimento anti-inflamatório, portanto tem o poder de tratar os problemas no fígado. Ele também altera o metabolismo da gordura e melhora a sensibilidade à insulina bem como combate a fibrose hepática e o câncer de fígado.

6 – Linhaça
Foto: Reprodução / Roxelly

A linhaça ajuda a combater a esteatose hepática, o estresse oxidativo e o acúmulo de gordura no fígado.

7 – Canela

canela-pode-ajudar

Além de beneficiar a saúde do fígado, a canela também ajuda na digestão.

8 – Coentro

O coentro é um ótimo desintoxicante do fígado e dos rins, portanto é eficiente no tratamento de doenças hepáticas.

Fonte: Cura Pela Natureza Fotos: Cura Pela Natureza e Reprodução / Internet

Jornal Ciência