Avanço: cientistas criam tecido de fígado muito semelhante ao original!

de Bruno Rizzato 0

Os cientistas sabem que o cultivo de órgãos em um laboratório eliminaria a necessidade de encontrar doadores humanos. Esta é justamente a razão pela qual tantas equipes de pesquisa estão tentando tornar isso realidade. Agora, cientistas da China conseguiram replicar um tecido de fígado artificial que imita perfeitamente o real.

Estes tipos de tecidos artificiais, no momento, seriam de grande importância para auxiliar na pesquisa de processos biológicos e novos medicamentos, antes de serem usados como transplantes. A equipe, liderada por Jinyi Wang, da Northwest A&F University, conseguiu usar células humanas retiradas de um fígado real e usá-las na construção de um tecido utilizando microfluídica (um tipo de ciência e engenharia que utiliza sistemas com dimensões micrométricas para comportamento de fluídos), muito semelhante ao encontrado no corpo. Os testes revelaram que o tecido possuía a taxa metabólica mais próxima do tecido hepático genuíno do que qualquer outro produzido em laboratório até agora.

Quando esta engenharia de tecidos foi testada com a aplicação de medicamentos, a reação alinhou-se perfeitamente com o que seria esperado em um fígado real. Estes resultados foram promissores, dando sinais de que a Ciência está chegando mais perto da criação de um tecido hepático capaz de crescer fora do corpo humano.

Este trabalho pode ter um impacto enorme, pois além de o fígado ser um órgão muito importante para o funcionamento geral do corpo, também é suscetível a alguns problemas realmente graves. Os efeitos do alcoolismo são bem conhecidos, mas o fígado também pode ser gravemente atingido por uma infecção viral ou por uma reação adversa a alguns tipos medicação. Se o fígado falhar, um transplante é a única opção disponível.

O tecido desenvolvido por Wang e seus colegas foi concebido para mimetizar os pequenos e complexos lóbulos que compõem o fígado. Agora, mais pesquisas precisam ser feitas para reproduzir o processo de desenvolvimento do tecido de um fígado totalmente funcional. “Prevemos que a estratégia de bioengenharia com base em microfluídica beneficiaria estudos de engenharia de tecidos do fígado e sua fisiologia/fisiopatologia, bem como a avaliação in vitro de hepatotoxicidade induzida por fármacos [toxicidade do fígado]”, explica o relatório, publicado na revista Analytical Chemistry.

Os esforços árduos dos cientistas na criação de órgãos fora do corpo humano demonstram a complexidade e a individualidade de cada parte do corpo. Apesar de todas as dificuldades, os pesquisadores também estão realizando progressos importantes com tecidos capazes de replicar o coração, cordas vocais, tecido cerebral e rins.

*Imagem do tecido não permitido para ser reproduzida.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência